domingo, setembro 11, 2022

ALMOUROL E BALMORAL...




Almourol e Balmoral, dois castelos europeus de similar sonoridade. Há quem aponte uma origem árabe para o primeiro nome, mas os Árabes não estiveram na Escócia e a coincidência sonora parece-me demasiada... Aliás, o nome de Almourol também pode vir de «Moron», povoação pré-romana referida por Estrabão, talvez céltica, e aí já pode haver uma origem comum, até porque Almourol teria já uma fortificação «lusitana» durante a ocupação romana.

Com efeito, diz a Wikipedia, a respeito da etimologia de Balmoral, o seguinte:
«Balmoral é pronunciado æ m ɒr əl / ou às vezes localmente ə m ɒr əl / . [4] Foi registado pela primeira vez como 'Bouchmorale' em 1451, e foi pronunciado[bavɔrəl] por falantes gaélicos escoceses locais. [4] Acredita-se que o primeiro elemento no nome seja o gaélico, significando "uma cabana", mas a segunda parte é incerta. [5] Adam Watson e Elizabeth Allan escreveram em The Place Names of Upper Deeside que a segunda parte significava "grande ponto (de chão)". [4] Alexander MacBain sugeriu que este era originalmente o picto *mor-ial , "grande clareira" (cf. Welsh mawr-ial ). [6] Alternativamente, a segunda parte pode ser o nome de um santo.»

Sobre a etimologia de Almourol, o que se lê na mesma fonte é isto:
«Embora os autores não sejam unânimes acerca da primitiva ocupação humana deste sítio, acreditando-se que remonte um castro pré-histórico, a pesquisa arqueológica trouxe à luz testemunhos do período romano (moedas do século I a.C.) e do período medieval (medalhas). Alguns autores, ainda, identificam em alguns trechos na base das muralhas, exemplos do aparelho construtivo de tipo romano.
A partir do século III, o sítio foi ocupado por outros grupos, nomeadamente os Alanos, os Visigodos e os Muçulmanos, estes últimos a partir do século VIII. No século XIII, a fortificação já existia, por eles denominada como Al-morolan (pedra alta).
Não se pode precisar a origem do seu nome, assim como se torna difícil clarificar o significado e a própria grafia do qual são conhecidas variações: AlmoriolAlmorolAlmourelAlmuriel. Outros autores estabelecem ligação com o termo Moron, que Estrabão teria referido como cidade situada à beira Tejo, ou com o termo Muriella, que consta da descrição da delimitação do Bispado de Egitânia e Corretânea.»

É giro, digo eu.


3 Comments:

Blogger arturjotaef said...

A relembrar o arcaísmo da tradição da região das Portas do Ródão temos a estranha relação entre Almourol e Balmoral, dois castelos europeus de similar sonoridade. Há quem aponte uma origem árabe para o primeiro nome e como os Árabes não estiveram na Escócia e como a coincidência sonora é grande a tentação para duvidar da origem árabe sistemática de todos os nomes lusitanos começados em al-. De facto até o dicionário Infopédia da Porto Editora refere para Almourol: As opiniões divergem, mas este topónimo parece derivar do céltico moraul, 'curva do rio' (confrontar o galês morawl), com o prefixo árabe al-. Já para Balmorol a wikipédia diz: a primeira referência o nomeia como "Bouchmorale" em 1451,7 cujo primeiro elemento parece vir do gaélico tanto, "abrigo", embora a segunda parte seja desconhecida. Adam Watson e Elizabeth Allan escreveram em The Place Names of Upper Deeside que este segundo elemento significaria “grande extensão [de terra].” Alexander MacBain sugeriu que pode vir originalmente do picto *mor-ial, “grande clareira”; em galês também mawr-ial. Ou seja, parece concordante a origem do ambos os termos ser gaélica bastando depois confrontar os etimologistas desta corrente porem-se de acordo sobre o galês morawl ou mawr-ial. Ora, a verdade é os dicionários galeses dizem que morawl significa “mar, marinho, marítimo”, ou seja, quanto muito local com muita água como seria a beira-rio. Dirão, só os tolos confundem rios com mar porém, na origem da linguagem em que os colonos cretenses estariam antes de virem a ser celtas as grandes porções de água seriam mares fossem lagos ou rios. Pois bem, ambos os castelos referidos estão perto de rios: Balmoral no vale do rio Dee e Almourol no meio do rio Tejo ou seja ambos estes castelos teriam tido o mesmo nome celta original e ambos seriam *kal-morawl e significariam “casa do vale ribeirinho” ou “castro à beira rio”!

7 de outubro de 2022 às 21:16:00 WEST  
Blogger arturjotaef said...

https://arturjotaef-numancia.blogspot.com/2018/05/as-portas-de-rodao-do-jardim-das.html

7 de outubro de 2022 às 21:21:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Muito bem visto...

10 de outubro de 2022 às 20:27:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home