quarta-feira, maio 18, 2022

ABECÁSIA - PERMANÊNCIA DO PAGANISMO, LEIA-SE, DA RELIGIÃO NACIONAL

O festival de Azhyrnyhwa com o seu patrono divino Shashwa, uma das Divindades mais antigas e arcaicas do panteão abkhaziano, ocupa um lugar especial na religião étnica tradicional dos Abecásios. A história desta festa tem origem na Idade do Bronze e do Cobre e esteve outrora associada à metalurgia, trabalho do metal, serralharia e aos cultos e rituais religiosos que lhes estão associados.
No tradicional rito de oração Azhyrnyhwa, a conexão entre mito, ritual e festival é traçada. Na filosofia popular dos Abkhazianos, todos os fenómenos naturais e todas as actividades humanas são consideradas em totalidade e interconexão global.
Como se sabe, o objectivo de qualquer festival da criação e do Ano Novo é a transição do Caos para a Harmonia. A transição é possível através do ritual, através da celebração. Uma festa como acto de solene renovação da vida exige uma parada, uma forma especial de comportamento diferente da vida quotidiana, com as suas próprias normas, responsabilidades, quando cada pequena coisa, acção, palavra, é significativa. Este é um tempo interrompido que requer uma atitude especial em relação a si mesmo para continuar.
A transição é possível através do ritual, através da celebração. Um feriado como ato de solene renovação da vida requer uma parada, um comportamento especial que é diferente da vida cotidiana, ou seja, um tempo interrompido que exige uma atitude especial em relação a si mesmo para continuar.
Se nos voltarmos para a etimologia da palavra abkhaz anyhwa 'festival' [em Russo prazdnik] - bem, significa 'oração', acompanhada de alegria (para comparação, a palavra russa  prazdnoe  'ocioso' é 'livre de trabalho'). No festival são reflectidos todos os aspectos da cultura e da vida quotidiana das pessoas, desde as crenças religiosas até às actividades económicas. Este é o momento em que as representações mitológicas e os cultos meio esquecidos ganham vida.
A  tradição do festival das Calendas transforma-se dependendo das condições sócio-económicas, políticas e sócio-culturais. Sem dúvida, pode-se argumentar que crises, longas guerras, despejos em massa (o makhadzhirstvo [Grande Exílio] do século XIX, que foi tão catastrófico para o povo – NB), a colonização, a colectivização e o ateísmo do período soviético levaram a uma simplificação, empobrecimento da cultura da festa, às vezes tanto que em alguns casos restaram apenas fragmentos da celebração. Além disso, infelizmente, os costumes e rituais das calendas dos Abkhazianos pertencem ao número de secções de etnografia insuficientemente estudadas.
Seja como for, graças ao tradicionalismo e conservadorismo característicos da cultura abecásia, rituais arcaicos e práticas cerimoniais com mil anos de história, como a Azhyrnyhwa
, sobreviveram até hoje. E hoje [13 de Janeiro] abre o ciclo de Inverno dos tradicionais rituais de calendas de clãs familiares  dos  Abecásios. Este feriado é comemorado na noite de 13 para 14 de Janeiro, ou seja, 1 de Janeiro de acordo com o estilo antigo (ou seja, de acordo com o calendário juliano, substituído pelo calendário gregoriano em 1918).
Se uma família tem uma forja como santuário e os seus principais atributos (bigorna, martelo e tenaz), então a oração é mais frequentemente realizada em dias especiais (azhiramSHy) – principalmente Lues e Joves, embora haja excepções. Por exemplo, a família Kvaratskhelia na aldeia de Duripsh realiza-o na Mércores, enquanto para alguns ocorre na Vernes e noutros dias. As discrepâncias frequentemente encontradas e a falta de uniformidade completa desse rito estão associadas tanto à história familiar (como se tornaram 'afluentes' da ferraria – NB) quanto ao carácter familiar do próprio ritual.

+ Azhyrnyhwa - o feriado mais importante dos Abecásios: Entrevista com Inal Khashig
+ Tradições e rituais: o feriado abkhaziano de Nanhwa
+ O coração do toiro e os segredos de Bythi: como dedicar aos sacerdotes abkhaz
+ Amshapy - Páscoa abkhaz: prática da cultura organizadora e suas raízes arcaicas, de Valery Bigua
+ As Crenças Religiosas dos Abkhasianos, por NS Janashia & NY Marr

Falando sobre o Ano Novo em geral, no curso do desenvolvimento histórico, nem a data do Ano Novo nem as formas dos rituais festivos dos Abecásios permaneceram inalteradas.
Parece-nos que o ciclo festivo de Ano Novo mais arcaico dos Abecásios ocorreu no final do período de Inverno, na véspera da Primavera, como na maioria dos Povos do mundo. O feriado começou no último mês de Inverno (de Fevereiro a Março – NB) - este é um ciclo ritual de orações “dzhabran”, “zhwabran”, terminando com a oração “xwazhwk'yra”. Talvez anteriormente, o festival em termos de tempo terminava no dia do Equinócio Vernal em Março. 
Com o início da Primavera, começou um novo ano económico e, nessa altura, todas as actividades rituais relacionadas com o cuidado da fertilidade, criação de gado e bem-estar das pessoas foram realizadas.
Quanto à oração Azhyrnyhwa (ou frequentemente chamada  Xjachxwama  em Bzyp Abkhazia), da qual estamos a falar hoje, está associada à Divindade sétupla do culto do ferreiro e ao ofício do ferreiro Shashwy (Shashwy-abzhnyxa 'sete santuários'), Shashwy-axjahdu ('Grande Senhor Dourado'), e refere-se mais ao período do Solstício de Inverno.
Isto é, se o ciclo de orações para a não menos antiga Divindade sétupla Aitar termina no Equinócio da Primavera, então a oração a Divindade sétupla Shashwy, provavelmente, estava associada ao Solstício de Inverno. Na véspera do Ano Novo segundo o calendário lunar, "mas muitos no seu primeiro dia sagrado, e isto certamente à noite", enfatiza o etnógrafo NS. Dzhanashia.
Qualquer festival tem o seu próprio tempo sagrado ou faz este tempo e requer um espaço sagrado apropriado. Gostaria de chamar a atenção mais uma vez para a importância da data-calendário também porque nos últimos anos, em programas e publicações (não académicas!), erroneamente começou a ser dito que a  oração Azhyrnyhwa pode ser realizada durante todo o mês, sempre que quiser, referindo-se a este respeito o facto de que o próprio mês é chamado AzhyrnyhwaEntão, de acordo com esta lógica, verifica-se que outros festivais do calendário dos Abkhazianos AmSHap (Páscoa), NankhwaZhwabran podem ser realizados em qualquer dia do mês de mesmo nome.
A singularidade da oração do festival Azhyrnyhwa é que, ao contrário da esmagadora maioria dos nossos rituais tradicionais, ela está associada à Lua, e não ao Sol, embora, como observado acima, possa ter sido relacionada com a época do Solstício de Inverno.
Estamos a falar do simbolismo solar-lunar do festival dedicado à divindade ferreira Shashwy. Todos os preparativos e sacrifícios (abate de uma cabra, galos – NB) ocorrem de noite, antes e depois do pôr-do-Sol. A oração ocorre ao luar e deve ser concluída antes do pôr da lua.
Sobre a ligação entre a oração do festival Abkhazian sob exame e o culto da lua Nikolai Ja. Marr escreveu: "... caiu ou foi ajustado para a Lua nova e começou com a ascensão da Lua. Aqueles que iam ao ferreiro para rezar diziam: 'A Lua levar-nos-á ao ferreiro.' A oração tinha que terminar antes do pôr do Sol do novo e jovem mês. A iluminação da Lua é considerada auspiciosa para a oração.” A julgar pelos materiais do arquivo de Nikolai Marr, esta observação sobre a ferraria foi registada por ele em 1913 durante uma viagem à Abkhazia.
O etnógrafo GF Chursin registou na década de 1920 na aldeia de Achandara que, entre os Abecásios, “A oração de um ano na ferraria é organizada de tal maneira que pode ser completada antes que a Lua se ponha. E ainda, se eles não conseguirem realizar todo o rito sob a luz da Lua (de vez em quando não é necessário – NB), podemos ouvir dos mais velhos: Amza hananamgeit' ('a Lua não nos apanhou lá').'
No seu maravilhoso artigo sobre este tópico, o historiador Vladislav Ardzinba enfatiza que o tempo do ritual Azhyrnyhwa de acordo com o calendário lunar em Abkhaz ecoa com sons como  aSHykwseijwySHara 'o momento da divisão do ano', amSH az.hara ianalago 'quando o dia começa a crescer'. De acordo com as ideias mitológicas dos Abecásios, o início do aumento da duração do dia a 14 de Janeiro está associado ao facto de o Senhor atirar calor ao mar do tamanho de uma pedra polida (polida para milheto – NB). "Lahwarak jaq'arow apxara Antswa amSHyn jalajyzhweit' [Deus lança calor do tamanho de uma ferramenta de debulha ao mar]", escreve V. Kvitsinia no seu manuscrito.
A este respeito, é de salientar que em 2018 na aldeia de Otkhara, Região de Gudauta, na família de Boris Ajba, registámos uma parte já rara do ciclo-ritual Azhyrnyhwa, ritual que se realiza de manhã no dia de oração e que se chama Apkhynnyxwa, que é 'oração de Verão'.
Desde 1994, o dia 14 de Janeiro na Abkhazia foi oficialmente marcado no calendário como o dia de descanso do festival Azhyrnyhwa, o Dia da Renovação (Criação) do Mundo.
-
Marina Bartsyts é uma antropóloga da Abkhazia.

                                                         *
Fonte: https://abkhazworld.com/aw/analysis/1954-the-sacred-time-of-the-azhyrnyhwa-ritual-by-marina-bartsyts?fbclid=IwAR2dMKqlr8otSsf3eUSxNPh7HXsf23Q-tjByi7q6xBp4IL7GRo8z43kNkD8

8 Comments:

Anonymous Anónimo said...

realmente, louvável, se não fosse pela história Abecásia ao entrar em guerra com a Geórgia, promoveu uma limpeza étnica, a saber, mataram pessoas com a mesma origem que a delas. Por aí vês o absurdo do racismo e da xenofobia. Diga0-se de passagem que essa região não é nem Europa nem Ásia, mas porque são brancos, tu dás tratamento especial.

19 de maio de 2022 às 19:58:00 WEST  
Blogger betoquintas said...

Louvável, se os Abecásios não estivessem maculados com o crime de limpeza étnica que cometeram contra os Georgianos, a despeito das origens em comum. Com isso se vê o absurdo do racismo e da xenofobia.

22 de maio de 2022 às 19:47:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«Louvável, se os Abecásios não estivessem maculados com o crime de limpeza étnica»

Ai por causa de um acto de guerra numa determinada época recente, toda a estirpe abecásia fica manchada e, por isso, o seu apreço pela sua identidade religiosa deixa de ser louvável... Enfim, é a velha tara do complexo de culpa colectivo diante do Outro, o «racismo» como crime capital - é de esperar que o autor da frase também condene quem quer preservar a cultura Utu depois do genoício cometidos por utus contra tutsis em África... a menos, claro, que se arranje maneira de culpar o Europeu por isso...
Enfim, como se diria em brasileirês, é «filôsôfia dji quinta», ou, no caso, «dji Quintas», que vai dar precisamente ao mesmo.

25 de maio de 2022 às 03:24:00 WEST  
Blogger betoquintas said...

A loucura do racismo e da xenofobia que foi demonstrada nesse facto histórico convenientemente tu esquece...

5 de junho de 2022 às 18:08:00 WEST  
Blogger betoquintas said...

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Genoc%C3%ADdio_em_Ruanda#:~:text=O%20genoc%C3%ADdio%20de%20Ruanda%2C%20tamb%C3%A9m,a%20Guerra%20Civil%20de%20Ruanda.

Então, sim, o genocídio foi resultado da colonização europeia. Mas ignorar história, sociologia, antropologia...

5 de junho de 2022 às 18:10:00 WEST  
Blogger betoquintas said...

https://www.google.com/amp/s/noticias.r7.com/internacional/qual-a-relacao-do-genocidio-em-ruanda-com-belgica-franca-e-eua-02052021%3famp

Mais evidências de que o genocídio foi resultado da colonização europeia.

5 de junho de 2022 às 18:13:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Não, não há evidência nenhuma, nem num link nem noutro - apenas especulações desonestas e insinuações da mesma água (suja), típica, de resto, dos teus donos. Portanto, os Europeus já largaram as colónias há décadas, mas os negros coitadinhos não são humanos o suficiente para se controlarem, são como uma espécie de animais predadores que, se forem postos na mesma gaiola que uma presa, não têm culpa se a vitimam, pois que ninguém culparia uma raposa se alguém a pusesse dentro de um galinheiro..

Com efeito, essa espécie de «gente» odeia tanto os Europeus que não tem pudor em pura e simplesmente infantilizar os Africanos, tratanto-os como inimputáveis, o que contrasta ridicualamente com a sua pretensão de anti-racismo...

25 de junho de 2022 às 23:46:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«A loucura do racismo e da xenofobia que foi demonstrada nesse facto histórico»

O que foi demonstrado foi exacta e rigorosamente o contrário - que o imperialismo universalista despreza as identidades étnicas e por isso comete crimes inomináveis.

25 de junho de 2022 às 23:49:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home