quarta-feira, novembro 10, 2021

PRIMEIRO-MINISTRO POLACO CONSIDERA ACTUAÇÃO DA BIELORRÚSSIA COMO «TERRORISMO ESTATAL»

Na Mércores (10), o primeiro-ministro da Polónia, Mateusz Morawiecki, chamou à crise migratória na fronteira com Bielorrússia "terrorismo estatal". "É preciso afirmar claramente que isTo é uma expressão de terrorismo estatal", indicou Morawiecki após encontrar-se com o chefe do Conselho Europeu, Charles Michel, em Varsóvia.
O primeiro-ministro polaco propôs bloquear os voos dos países do Médio Oriente à Bielorrússia. Morawiecki disse que as sanções atuais "não são suficientemente eficazes contra o regime de Lukashenko, porque afectam certos indivíduos".
A Polónia fechará mais postos de controle na fronteira polaco-belarussa se os imigrantes tentarem entrar à força na Polónia, disse o primeiro-ministro.
Morawiecki sublinhou que isto "não é uma crise migratória, é uma crise política criada propositadamente para desestabilizar a situação na União Europeia".
Michel considerou a situação como "ataque grosseiro, híbrido". Afirmou que a União Europeia deve aumentar as sanções contra o governo de Lukashenko.
Ontem (9), o primeiro-ministro polaco afirmou que a situação na fronteira polaco-belarussa, que também é a fronteira externa da União Europeia, pode ser caracterizada como guerra de "novo tipo". Morawiecki declarou que Minsk e Moscovo estão a realizar "um ataque muito coordenado" por meio dos imigrantes.

*
Fonte: https://br.sputniknews.com/20211110/premie-da-polonia-chama-crise-migratoria-na-fronteira-com-belarus-de-terrorismo-estatal-18894233.html

* * *

A Polónia mostra que sabe defender-se da iminvasão; o fraco apoio que a UE lhe dá é previsível, a elite reinante não respeita fronteiras.