quarta-feira, agosto 25, 2021

«A MULHER DEVE OBEDECER AO MARIDO TAL COMO A IGREJA OBEDECE A CRISTO»

Uma leitura em serviço religioso transmitido pela RTP de passagens da Bíblia a ordenar a submissão da mulher ao homem causou a expectável indignação nas redes sociais.
Não sei se foi propositado para dar que falar, se porque houve naquela igreja quem achasse que, com o radicalismo islâmico em alta, os cristãos mais fundamentalistas podem também esticar um bocadito a corda (o que me parece pouco provável, era autismo a mais), ou se, terceira hipótese, a intenção foi mostrar ao «povinho» que «nenhuma religião» está isenta de machismo, e que, portanto, «nós» também temos esse radicalismo nas «nossas» raízes. 
De uma forma ou doutra, não restam dúvidas que essa mentalidade é comum ao Cristianismo e ao Islão, o que só pode surpreender os «distraídos» que julguem que o culto do Crucificado é «europeu» ou «ocidental», quando, de facto, tem a mesmíssima origem étnica, geográfica e espiritual que o Islão.

Não surpreende pois que a Cristandade esteja em franca decadência por terras do Ocidente - de facto, o sangue que corre nas veias da Europa é bem outro, pelo que a sua real identidade acabou por vir à superfície...