quarta-feira, janeiro 06, 2021

ESPANHA - RECORDE DE TEMPERATURA MAIS BAIXA DE SEMPRE NA IBÉRIA

A noite passada foi a mais fria da história da Espanha e da Península Ibérica, com o recorde de temperatura mínima a ser atingido na região da Catalunha, de acordo sites meteorológicos que registaram temperaturas de -34,1 graus, avança o ‘La Vanguardia’.
Segundo a mesma publicação só em 1956 os termómetros tinha descido tanto, atingindo na altura os -32 graus. A temperatura foi recolhida pela plataforma Projecte 4 Estacions, com base nos números publicados no site Meteo Valls d’Àneu.
A notícia foi também avançada pela delegação de Aragão da Agência Estatal de Meteorologia, que na sua conta de Twitter afirma que «nas estações de alta montanha dos Pirenéus, a estação montanhosa do Clot del Tuc de la Llança atingiu os -34 graus».
A baixa temperatura terá então sido atingida neste ponto nos Pirenéus centrais localizados a 2.305 metros de altura, onde existe uma estação meteorológica ‘Davis’ que, de acordo com o Parc Natural de l’Alt Pirineu, é «muito confiável». No entanto, esta não é uma estação oficial do Servei Meteorològic de Catalunya (SMC), por isso ainda tem de ser validada oficialmente.
*
Fonte: https://executivedigest.sapo.pt/espanha-regista-temperatura-mais-baixa-de-sempre-da-peninsula-iberica-34oc/?fbclid=IwAR1_9DH3yqrk7-wIJtDv0f4OvEbP_cd9yExkB2pS25OLMB4dBsCEMRm0L8o

* * *

Será do aquecimento global? Há militantes climáticos que guincham que sim (aqueles que chamam tudo ao Trump e ao Ocidente em geral mas nunca na sua despudorada vida são capazes de pronunciar uma só palavra de condenação contra o país que, de longe, é o mais poluidor do mundo, a China). Por outro lado, há cientistas a falar na diminuição da actividade solar durante umas décadas, que poderá levar a uma mini-glaciação, mas não interessa, os guinchadores do clima juram pela mãezinha que o homem pode mais que o Sol, como se disso pudessem ter certezas absolutas.