quarta-feira, agosto 26, 2020

ÍNDIA PROTESTA CONTRA ATITUDE INVASIVA DE DECLARAÇÃO CHINO-PAQUISTANESA SOBRE CAXEMIRA

Neste Saturnes (22), o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Índia, Anurag Srivastava, pediu à China e ao Paquistão que se abstenham de interferir em assuntos internos indianos e criticou a declaração conjunta de Islamabad e Pequim sobre Jammu e Caxemira.
Na Vernes (21), o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, reuniu-se com o chanceler paquistanês, Shah Mahmood Qureshi, para uma segunda rodada do Diálogo Estratégico dos Ministros das Relações Exteriores de China e Paquistão na província chinesa de Hainan.
Após a reunião, os lados emitiram uma declaração conjunta que mencionou que o lado paquistanês informou o lado chinês sobre os recentes acontecimentos em Caxemira e que a China se opõe a "qualquer acção unilateral que complique a situação" na região.
O porta-voz da chancelaria indiana criticou o teor da declaração e pediu que não haja interferência na questão, apontada como um assunto interno da Índia.
"Como no passado, rejeitamos categoricamente a referência ao Território da União de Jammu e Caxemira no Comunicado de Imprensa Conjunto da 2ª Rodada do Diálogo Estratégico dos Ministros das Relações Exteriores entre China e Paquistão. O Território da União de Jammu e Caxemira é um território integral e inalienável da Índia e esperamos que as partes envolvidas não interfiram em assuntos que são assuntos internos da Índia", disse Srivastava por meio de comunicado publicado neste Saturnes (22).
O porta-voz também disse que a Índia expressou repetidamente as suas preocupações com o Corredor Económico China-Paquistão. A iniciativa com investimento de US$ 62 biliões faz parte do projecto chinês da Nova Rota da Seda e visa construir projectos de infra-estrutura em territórios do Paquistão reivindicados pela Índia.
A Índia e o Paquistão protagonizam uma disputa histórica sobre os territórios da Caxemira e Jammu, com ocorrências e conflitos armados recorrentes na região que divide as duas potências nucleares. Recentemente, tensões militares também eclodiram entre Índia e China devido a uma disputa territorial, resultando em confrontos e mortos.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/asia_oceania/2020082215980393-india-critica-china-e-paquistao-por-declaracoes-sobre-a-caxemira/

* * *

A Índia precisa, mais que nunca, de inequívoco apoio ocidental - e o Ocidente tem só a ganhar ao conseguir ter Nova Déli como aliada diante dos potentados chinês e islâmico. Uma oportunidade que se provavelmente será perdida se Trump não for reeleito.