quarta-feira, junho 17, 2020

PRIMEIRO-MINISTRO ESLOVACO EM GESTO DE PAZ PARA COM A ETNIA HÚNGARA

O primeiro-ministro da Eslováquia, Igor Matovič, ofereceu um ramo de oliveira aos Húngaros na Martes da semana passada, pouco antes do centenário do Tratado de Trianon hoje. Disse que visualiza uma Eslováquia onde ambas as comunidades trabalham juntas para o bem de todos.
O Tratado de Trianon, assinado neste dia 4 em Versalhes em 1920 entre a Hungria e os Aliados no final da Primeira Guerra Mundial, encerrou o Reino da Hungria e privou o país de mais de 70% do seu território. O evento é geralmente visto como uma libertação por muitos Povos da Europa Central, incluindo eslovacos, mas como uma tragédia pelos Húngaros, já que milhões de húngaros étnicos permanecem presos nos países vizinhos.
As relações entre as comunidades étnicas húngaras e a maioria das populações de outras nações da Europa Central têm sido frequentemente controversas no último século e continuam assim em algumas áreas. Isto foi ressaltado recentemente pelos ataques verbais do presidente romeno Klaus Iohannis à minoria húngara do seu país, conforme relatado anteriormente pela Voice of Europe.
Mas o primeiro-ministro Matovič, apesar da história muitas vezes difícil do seu Povo com os seus vizinhos húngaros, disse que deseja um melhor relacionamento com os Húngaros. Fez um discurso no castelo de Bratislava na Martes para marcar o centenário diante de representantes da comunidade húngara do seu país e de parlamentares eslovacos. Ressaltou a história compartilhada dos dois Povos e pediu que trabalhassem juntos para tornar os dois países mais bem-sucedidos, de acordo com um relatório do Daily News Hungary.
Matovič enfatizou que a história da Hungria também é da Eslováquia - e vice-versa. Como parte da sua história compartilhada, Matovič destacou que muitas cidades da Eslováquia receberam de reis húngaros os seus privilégios.
Embora reconheça que o relacionamento entre os dois Povos às vezes tenha sido doloroso, ele disse que quer transformar essa dor num esforço para desenvolver juntos uma Eslováquia melhor. Disse que, embora muitos sintam dor e tristeza por Trianon, isso também deve ser visto como uma oportunidade para um novo começo.
Matovič sugeriu que eslovacos e húngaros podem enriquecer a cultura um do outro e disse que deseja introduzir aulas de língua eslovaca nas escolas húngaras do seu país. Isto tornará mais fácil para a Eslováquia o uso de húngaros talentosos que, de outra forma, seriam forçados a procurar oportunidades noutros lugares devido à sua falta de fluência no idioma.
Matovič também enfatizou que muitos húngaros eslovacos haviam apoiado a sua campanha anti-corrupção e disse que o país deve continuar a combater o crime organizado no país.
O primeiro-ministro disse que trabalhará para manter ambas as comunidades seguras e incentivar a cooperação mútua entre elas. Disse que quer garantir que os húngaros na Eslováquia sintam que também é o país deles, e que seja um lugar onde os húngaros se possam orgulhar da sua cultura e falar a sua própria língua e o Eslovaco.
*
Agradecimentos a quem aqui trouxe esta notícia: https://voiceofeurope.com/2020/06/slovakia-prime-minister-offers-olive-branch-to-hungarians-on-trianon-centenary/

* * *

Um exemplo para a Europa - memórias nacionais pacificadas em paz e harmonia entre Europeus.