quarta-feira, maio 13, 2020

NO PAÍS AO LADO - IMIGRANTE MOURO PLANEOU ATAQUE TERRORISTA DURANTE A QUARENTENA DE COVID-19

A polícia espanhola prendeu um marroquino em Barcelona com suspeita de ligação com o Estado Islâmico que eles acreditavam estar a planear um ataque militante, informou a polícia na Vernes.
O homem, descrito como profundamente radicalizado, foi preso após uma investigação conjunta com forças de segurança em Marrocos e nos Estados Unidos, informou a polícia.
"O suspeito pretendia realizar um acto terrorista, cujos detalhes são desconhecidos", afirmou a polícia em comunicado.
As ligações do homem preso ao Estado Islâmico datam de pelo menos quatro anos, disse a polícia, embora ele não tenha mostrado nenhum sinal externo de radicalização até recentemente.
Um grupo de militantes islâmicos usou uma carrinha para atropelar pedestres na avenida das Ramblas em Barcelona em Agosto de 2017 e realizou um ataque de acompanhamento noutro município catalão, matando 16 pessoas no total.
O marroquino foi preso num apartamento no centro de Barcelona, ​​perto das Ramblas, informou a polícia.
Polícias vestindo roupas de corpo inteiro e óculos examinaram vários laptops dentro do apartamento, mostrou um vídeo da polícia. O homem preso foi posteriormente escoltado para fora do prédio por polícias mascarados enquanto outros agentes armados cercavam a área.
Depois de a Espanha impor um bloqueio de coronavírus a 14 de Março, o interesse do homem pelo movimento jihadista aumentou, disse a polícia, e ele fez promessas públicas de lealdade ao Estado Islâmico enquanto declarava o seu ódio pelo Ocidente nos média sociais.
A polícia disse que ele provavelmente estava a responder a pedidos do Estado Islâmico de seguidores no Ocidente para realizarem ataques nos países onde vivem.
Os investigadores temiam que ele estivesse a planear um ataque, talvez usando uma faca ou um veículo, em Barcelona, ​​depois de observá-lo violando as regras de confinamento de vírus para se deslocar pela cidade, possivelmente procurando um alvo.
A prisão ocorreu quando as praias de Barcelona começaram a reabrir após meses de bloqueio. 
A Guarda Civil da Espanha disse que a prisão realizada em Barcelona foi auxiliada pelo Bureau Federal de Investigação dos EUA e pelas forças de segurança do Estado de Marrocos.
Em Abril, as forças de segurança da cidade de Almeria, no sul do país, capturaram um rapper britânico que estava fugindo depois de lutar pelo movimento jihadista no Iraque e na Síria.
*
Fontes: 
https://www.jihadwatch.org/2020/05/spain-muslim-migrant-plotted-jihad-attack-during-coronavirus-lockdown
https://www.telegraph.co.uk/news/2020/05/08/barcelona-police-arrest-suspected-islamic-state-terrorist-planning/

* * *

Portanto, o mouro estava há anos ligado ao califado, organização terrorista mundial, mas mesmo assim não foi expulso de Espanha... quase aposto que, se houvesse tragédia, os mé(r)dia não deixariam de dizer que ele «estava identificado pelas autoridades», como se essa merda servisse, só por si, para salvaguardar a população nacional, como se o sucedido fosse uma questão de azar...