segunda-feira, março 30, 2020

Mércores, 22 de Janeiro de 2778 AUC

IRLANDA NACIONALIZA HOSPITAIS PRIVADOS

O governo irlandês decidiu assumir o controlo público das instalações hospitalares privadas enquanto durar a crise devido ao novo coronavírus.
A decisão do governo liderado por Leo Varadkar pretende deixar as instituições privadas de saúde nas mãos do Estado como parte da estratégia de combate ao Covid-19. São cerca de 2 mil camas, nove laboratórios e milhares de funcionários que passam a estar sob a alçada do Ministério irlandês da Saúde, indicou o primeiro-ministro numa conferência de imprensa, de acordo com o The Journal.
Também em declarações aos jornalistas, o responsável pela tutela, Simon Harris, afirmou que "não pode haver espaço para competição entre o público e o privado" na resposta à crise do Covid-19. "É claro que temos de ter igualdade de tratamento e os pacientes com este vírus vão ser tratados gratuitamente e como parte de um único serviço hospitalar nacional". 
"Durante esta crise, o Estado assumirá o controlo de todas as instalações hospitalares privadas e administrará todos os recursos para benefício comum de todo o nosso povo", acrescentou o ministro irlandês da Saúde.
Encerramento de negócios não essenciais 
Durante o dia o governo anunciou outras medidas com o objectivo de restringir o contacto social entre a população. Todas as empresas não essenciais vão ser fechadas e passam a estar condicionadas os ajuntamentos com mais de quatro pessoas. Como na maioria dos países, a meta das autoridades é baixar a curva de crescimento do vírus com um pacote de decisões em vigor até 19 de Abril.
Todos os pontos de venda a retalho não essenciais têm ordens para fechar, assim como restaurantes e cafés, a menos que tenham a opção de take-away. Supermercados e farmácias permanecem abertos.
Não vai haver restrições quanto ao número de vezes que uma pessoa pode sair à rua mas não se podem juntar em grupos superior a quatro indivíduos. Privilegia-se o tele-trabalho a menos que não seja possível. Todos os espaços culturais, desportivos e de lazer estão encerrados, assim como os parques infantis.
*
Fonte: https://www.wort.lu/pt/economia/irlanda-governo-nacionaliza-hospitais-privados-durante-pandemia-5e7b704ada2cc1784e359d9f?fbclid=IwAR3eeikIKeEBSCt-lRDwDP6k-fV5BvIOJhhPuAlxPUUMecBRa67GzQ6qhxQ

* * *

Mais um governo a perceber que, em momento de real aperto, a segurança está mesmo no Estado...