quarta-feira, dezembro 25, 2019

SOLSTÍCIO DE INVERNO NO MAIOR MONUMENTO MEGALÍTICO DA EUROPA


Cerca de cinco mil pessoas celebraram o Solstício de Inverno no maior monumento megalítico da Europa, Stonehenge, em Inglaterra. Entre os celebrantes encontravam-se neo-druidas, pagãos, dançarinos e turistas.
Há já vários anos que se celebram, ininterruptamente, os solstícios e os equinócios junto a estas enormes pedras aí colocadas em círculo concêntrico a partir de 3100 a.c.; a disposição dos megálitos parece feita para salientar os solstícios. 
Testes de ADN indicam que os seus construtores iniciais seriam originários da Anatólia. 
Os últimos acrescentos terão sido feitos já no tempo da Cultura do Vaso Campaniforme, possivelmente indo-europeia. O Castro do Zambujal, em Portugal, é um dos maiores locais arqueológicos desta cultura.
O nome «Stonehenge» parece fortemente aparentado com o de outras edificações megalíticas do mundo europeu, nomeadamente na Arménia - Carahunge, em que «Car» é palavra arménia para designar «pedra» - e em Portugal - Carenque.
*
Fontes: 
https://www.theguardian.com/uk-news/2019/dec/22/druids-and-dancers-gather-at-stonehenge-to-mark-winter-solstice?fbclid=IwAR03VTUTgm_l9tyZyJkk2oxB74W_VbjYJqrpFk34bsuML-WEOr8Tv19M4Mw
https://www.standard.co.uk/news/uk/winter-solstice-stonehenge-wiltshire-sunrise-shortest-day-longest-night-a4319741.html?fbclid=IwAR3WwNyjF8g6A4Mmdd-dzvCHHu13bZRfPpDgeLUfNu52ANNXj_bRptXj3po   -   Página com vídeo incorporado.
Wikipedia