quinta-feira, outubro 24, 2019

SUIÇA - PARTIDO ANTI-IMIGRAÇÃO VOLTA A GANHAR AS ELEIÇÕES NACIONAIS

Os dois partidos ecologistas suíços tiveram uma grande subida nas eleições de domingo, enquanto o Partido do Povo Suíço, de extrema-direita e anti-imigração, apesar de continuar a ser o mais votado, sofreu uma queda nas preferências dos eleitores.
O partido de extrema-direita, que conseguiu um número recorde de assentos parlamentares em 2015, ano da crise dos refugiados na Europa, teve 25,8% – menos 3,6 pontos percentuais que nesse ano. Os Verdes tiveram 13%, o que representa uma subida de 5,9 pontos em relação a 2015, e um outro partido mais centrista, o Partido Verde Liberal, teve 7,9% (mais 3,2 pontos).
Se se juntarem, os dois partidos ecologistas têm perto de 21% dos votos, tornando-se a segunda maior força no Parlamento – os sociais-democratas, que ficaram em segundo lugar, em termos absolutos, têm 16,8% (desceram dois pontos em relação a 2015).
Os dois partidos ganharam 26 lugares na Câmara Baixa do Parlamento, o que potencialmente lhes atribui um dos sete lugares no Governo (Conselho Federal). Os Verdes nunca tiveram direito a um assento no executivo, pelo que essa possibilidade consubstanciaria uma revolução na Suíça.
Em Dezembro, as duas câmaras do Parlamento vão eleger o Governo. E os Verdes mostram-se dispostos a lutar por lá estar. “A actual composição do Conselho Federal já não representa a situação política”, afirmou a líder dos Verdes Regula Rytz na televisão suíça.
 “Isto não é uma onda verde, é um tsunami, um furacão”, disse na rádio Celine Vara, vice-líder dos Verdes que foi eleita para a Câmara Alta do Parlamento pelo cantão de Neuchatel.
A Suíça está longe do mar e é especialmente vulnerável aos efeitos das alterações climáticas por causa das suas montanhas. Os gelos dos Alpes dão múltiplos sinais de não resistir à subida do termómetro – as temperaturas no país estão a aumentar duas vezes mais que a média global.
*
Fonte: https://www.publico.pt/2019/10/21/mundo/noticia/partidos-ecologistas-tornamse-segunda-maior-forca-suica-1890812

* * *

Pode ver-se no texto do «Público» o esforço de quem o escreveu para fazer crer que a onda ecologista está fortíssima e vai por aí fora. Objectivamente, a verdade é que mesmo sendo essa gente levada ao colo pela comunicação social, mesmo assim não consegue ultrapassar a votação anti-imigração, profundamente odiada por tudo quanto é mé(r)dia e elite reinante...
Continua pois a confirmar-se na Suíça, desde há mais de uma década, o que ando a dizer há uns bons anos: quanto mais os Nacionalistas falam em discurso directo ao povo, mais o povo vota nos Nacionalistas, pelo que genericamente se pode dizer que a Democracia constitui aliada natural do Nacionalismo.