segunda-feira, setembro 09, 2019

FRANÇA - COLUNISTA DESPORTIVO DENUNCIA RACISMO ANTI-BRANCO NO FUTEBOL

Neste 9 de Setembro, o consultor desportivo Pierre Ménès pediu desculpas no Twitter após os seus comentários sobre o "racismo branco" suposto no futebol, após a controvérsia lançada por Lilian Thuram. 
No set de Cnews no sábado, Pierre Menes  havia recebido críticas afirmando que "o verdadeiro problema, na França, no futebol, em qualquer caso, é o racismo anti-branco". "Convido as pessoas a percorrer as partidas na região de Paris no fim de semana. (...) Vá ver esses jogos e conte os brancos no campo em geral, há o guarda-redes e o lateral-direito ", acrescentou, antes de contar uma anedota pessoal que deveria ilustrar o anti-racismo-branco do qual seu filho teria sido vítima.
Os comentários de Pierre Menès, amplamente criticados, obviamente ecoaram relatos classificados na Extrema-Direita do espectro político. Foi o caso do fundador do site de identidade "Fdesouche", Pierre Sautarel, ou de um dos gerentes da Génération Identitaire Damien Rieu (cujo nome real é Damien Lefèvre), que partilhou ansiosamente as palavras de Pierre Ménès e lhes deu o seu apoio. 
Não é a primeira vez que o jornalista teoriza essa discriminação no futebol francês. Durante o feio episódio do Campeonato do Mundo de 2010 - marcado pela greve dos jogadores da selecção de França - Pierre Ménès havia explicado que o vestiário era particularmente prejudicado pelo "racismo anti-branco".
Segundo ele, o craque colorido Yohan Gourcuff foi então apelidado de "a nova estrela" e boicotado pelos seus companheiros de equipa. "O que o grupo ou parte do grupo fez é o racismo anti-branco", disse.
*
Fonte: https://www.huffingtonpost.fr/entry/pierre-menes-presente-ses-excuses-pour-ses-propos-sur-le-racisme-anti-blanc-dans-le-foot_fr_5d75c34ce4b07521022ece93

* * *

Que curioso, aí já não tem de haver quotas, ninguém quer saber das condicionantes sócio-culturais para depois compensar as desigualdades... condicionates como o facto de os negros terem muito mais vivência de rua que os brancos...

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Substituição demográfica, isto devia ser dito por milhões de europeus. Antes que seja tarde.

9 de setembro de 2019 às 20:37:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

O que dizes disto, Caturo?

https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/grupo-de-jovens-rouba-ambulancia-do-inem-em-oeiras

10 de setembro de 2019 às 12:01:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home