segunda-feira, abril 01, 2019

PETIÇÃO POR UMA ACTIVISTA DOS DIREITOS DAS MULHERES NO IRÃO

Atena Daemi, uma activista contra a pena de morte e defensora dos direitos das mulheres, encontra-se actualmente a cumprir uma pena de sete anos no Irão pelo seu activismo pacífico. O seu crime? Distribuir panfletos contra a pena de morte e criticar nas redes sociais o recorde atroz de execuções no país.
Em 2014, então com 26 anos, Atena foi vendada e presa fora de casa. Durante os primeiros 28 dias da sua detenção esteve numa cela infestada com insectos e sem casa de banho. Posteriormente, Atena disse que os seus interrogadores lhe garantiriam o acesso à casa de banho em troca da sua “cooperação”. Infelizmente, isto foi apenas o início dos seus maus tratos.
Mais tarde, enquanto servia já a pena de sete anos de prisão, Atena foi transferida (em segredo e de forma ilegal) para uma prisão onde os guardas a ameaçavam frequentemente e onde incitavam ao ataque contra ela. Durante a greve de fome de 2017, tossiu sangue, sofreu uma perda de peso muito significativa, teve náuseas, vómitos e dores de rins. Precisa urgentemente de cuidados médicos especializados.
Apesar de tudo isto, Atena recusa-se a parar a sua luta.
“Estas prisões, detenções, ameaças e intimidações são os sacrifícios que temos de fazer para ganharmos a nossa liberdade e os nossos direitos… não devemos nunca parar de resistir ou de nos impormos contra a opressão. Nenhuma vitória chega facilmente, e nenhuma injustiça dura para sempre.”
Atena Daemi
Atena é uma inspiração para os defensores de direitos humanos no Irão e em todo o mundo. Mas também é uma jovem mulher que ama a natureza e que gosta de passar o tempo em actividades ao ar livre. Atena deve ser libertada.
Assine esta petição e apele ao responsável pelo sistema judicial do Irão, o Ayatollah Sadegh Larijani, que liberte Atena imediatamente.
Todas as assinaturas serão enviadas pela Amnistia Internacional.

Para assinar, aceder a esta página: https://www.amnistia.pt/peticao/atena-daemi-presa-por-manifestar-se-contra-a-pena-de-morte/

Só mesmo graças ao Ocidente e ao seu poder civilizacional e político no mundo é que esta mulher se pode salvar...