segunda-feira, abril 01, 2019

Sáturnes, 24 de Maio de 2778 AUC

...COMEÇA ABRIL, MÊS DE VÉNUS...

Estátua de Vénus na Quinta da Regaleira, em Sintra


Abril vem de «Aprire», mês em que a terra «abre» para ser cultivada; um mês cuja padroeira é Vénus, Deusa do Amor e da Fertilidade. «Vénus» em Latim além de ser um teónimo é também um substantivo que significa «Amor sexual». O termo pode derivar da raiz indo-europeia *venes-, que poderia originar o latim «venenus» (veneno), o que poderá significar que a raiz da palavra teria originalmente o sentido de «poção» ou «feitiço».


'Sustentava contra ele Vénus bela,

Afeiçoada à gente lusitana
Por quantas qualidades via nela
Da antiga, tão amada, sua romana,
Nos fortes corações, na grande estrela,
... Que mostraram na terra tingitana,
E na língua, na qual quando imagina,
Com pouca corrupção crê que é a latina.'

'Os Lusíadas', de Luís de Camões, Canto 1,Estrofe 33

8 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Nos EUA jovem branca é assassinada após entrar em carro que achava ser da uber

https://www.cmjornal.pt/mundo/detalhe/jovem-e-assassinada-apos-entrar-em-carro-que-pensava-ser-da-uber?ref=DET_noticiasSeccao_MaisLidasDia

Mal li a noticia, ainda nao tinha lido sequer o nome do suspeito e pensei "quase de certeza que é preto". Bastou-me escrever o nome do sujeito no google para perceber que nao me enganei:

https://wikibioage.com/nathaniel-david-rowland/

1 de abril de 2019 às 17:56:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...


Isto não é um comentário, mas um contributo.

Depois de ter lido isto:
https://etudiant.lefigaro.fr/article/a-sorbonne-universite-une-piece-de-theatre-antique-annulee-a-cause-de-blackface_df1588a4-4fe4-11e9-b229-8691a4b9539f/

Escrevi o texto que vai nos parágrafos seguintes, o qual lhe ofereço para aproveitar se entender.

Na quinta-feira passada (25-3-2019), uma peça clássica da dramaturgia grega, «As Suplicantes», criada por Ésquilo no século V a.C., foi boicotada na Universidade Sorbonne, França, por estudantes e associações anti-racistas. Os actores foram forçados a abandonar o palco perante a violência dos insultos. Qual o motivo? As personagens usavam máscaras negras e isso «é racismo».
A peça incluía-se num programa teatral e foi encenada de acordo com a tradição grega, que recorre ao uso de máscaras, por um dos maiores especialistas do género, Phillipe Brunet.
Face a este ataque à liberdade de criação e de expressão artística, o realizador deu conta de múltiplas situações com o uso das caracterizações. Imagine-se homens disfarçados de meninas, novos de velhos, morenas com máscaras brancas, azuis ou vermelhas.
É claro que toda esta agitação é absurda e uma importação do racismo americano, no sentido em que nos Estados Unidos se vem tornando tabu o disfarçar-se de preto, que eles designam «blackface». Em tempos passados, no teatro, foi prática os actores, que eram quase exclusivamente brancos, maquilharem-se de preto para imitarem certos tipos humanos comuns, em vez de contratarem actores negros, que não existiam por razões sociais e culturais. Outra crítica é a de que as personagens negras tinham papéis desprestigiantes.
Recorde-se que há um ano o futebolista francês Griezmann, que é um adepto dos Harlem Globetrotters, disfarçou-se de um desses basquebolistas, pintando a cara de negro, o que lhe valeu um coro de críticas por «prática racista».
Quantos fãs de artistas negros se mascaram para os imitar por pura admiração? Ou as vulgaridades carnavalescas? E quantos Elvis pretos se pintam de branco?
Vivemos uma época insana com gente a reinventar o racismo, a perpetuar agravos passados, a alimentar-se dessas polémicas e a tirar proveito de falsos delitos.

Madalena

1 de abril de 2019 às 20:46:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«Nobody expected the Spanish Inquisition», diziam os Monty Python, mas hoje já toda a gente espera a Inquisição Anti-Racista, que é ainda mais ridícula do que a de Espanha. «As Suplicantes» têm mesmo de apresentar caras escuras porque isso faz parte do enredo. Se não houver actores escuros, não se pode fazer a peça? Imbecilidade inquisitorial pura, contra a qual se justificaria perfeita e até muito justamente uma carga policial jeitosa sobre os jovens anti-racistas que, por serem a desgraça que são, existem para dar razão, por antítese, aos Nacionalistas.

1 de abril de 2019 às 22:39:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«ainda nao tinha lido sequer o nome do suspeito e pensei "quase de certeza que é preto".»

Mas como é que tu podias saber, como, como??!?, como??????!!?????? Tiveste sorte, foi o que foi!!!, porque também há brancos a fazer essas coisas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!, Isso é raciiiiismoooooooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!.....

1 de abril de 2019 às 22:40:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Na mesma página do Correio da Manhã, vi, no canto superior direito, o título «jovem morto ao bater à porta de um apartamento por engano». Pensei logo, «olha, quem matou deve ser negro». Há sete mil milhões de pessoas no planeta, a maior parte delas não é de raça negra, mas eu pensei logo isto, depois fui ver o nome do homicida - e o caraças dos Anglo-Saxónicos são lixados, eles põem as fotos dos negros assassinos nos jornais, têm outra tradição de liberdade de expressão e de informação, que chatice para o anti-racistame... - e confirmei que, mais uma vez... acertei... é mistério, e o mistério é sério, como dizia o professor Hélio...

1 de abril de 2019 às 23:30:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Casas, carros, aviões, naves com pretos dentro, cuidado, pode correr mal...

2 de abril de 2019 às 04:29:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

É incrivel Caturo não falha. E em Londres 1 preto esfaqueou 4 pessoas que escolheu ao "acaso", ouviste alguma coisa na SIC ou na TVI?

2 de abril de 2019 às 08:11:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Não... isso deve ser é fake news!!!!!!!!!!!!!!!! inventado por racistas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!... ou é isso ou então é a merda mais que previsível numa sociedade em que abundem africanos.

2 de abril de 2019 às 22:28:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home