quarta-feira, abril 24, 2019

MAIS UM REFORÇO PARA A TEORIA DE QUE AFINAL A HUMANIDADE NÃO NASCEU EM ÁFRICA...

Na Grécia, uma nova análise de fósseis descobertos em 1990 na aldeia de Nikiti, norte do país, apoiam a controversa tese de que os primatas que deram origem aos seres humanos evoluíram no sudeste da Europa, não em África.
Os fósseis, datados de há oito ou nove milhões de anos, foram primeiramente associados ao primata extinto denominado como Ouranopithecus (literalmente, «macaco do céu»). No entanto, uma equipa liderada por David Begun, do Departamento de Antropologia da Universidade de Toronto, analisou recentemente os resquícios disponíveis destes achados e chegou à conclusão que tinham pertencido a um animal do sexo masculino de uma espécie potencialmente nova. 
É verdade que Charles Darwin propôs em 1871 que todos os hominínios, incluindo os humanos actuais e os extintos, descendiam de um grupo de África. Por outro lado, o mesmo Darwin especulou que os hominínios poderiam também ter-se originado na Europa, onde fósseis de grandes primatas já tinham sido descobertos. A nova análise apoia esta possibilidade.
Embora Begun não diga que o primata de Nikiti era um hominínio, ele especula que este espécime poderia representar o grupo do qual os hominínios evoluíram directamente. A equipa deste investigador já em 2017 tinha dito que o Graecopithecus, primata de há 7.2 milhões de anos, que também viveu na Grécia, poderia ser um hominínio. Agora, esta nova figura, a de Nikiti, datada de há oito ou nove milhões de anos, é uma hipótese de antepassado dos hominínios que teriam migrado para África há sete milhões de anos.
Begun diz já contar com a rejeição da teoria por parte de muitos especialistas, agarrados à tese da origem africana do hominínio, mas afirma que esta nova ideia possa pelo menos ser considerada.
*
Fonte: https://greece.greekreporter.com/2019/04/22/greek-fossils-suggest-human-ancestors-evolved-in-europe-not-africa/?fbclid=IwAR3s8wn31XYr-UFmg80QDJFMyCldEnKcny6cJVPXKquZxK3fwmjQZcTQKTU