quarta-feira, abril 24, 2019

DIA MUNDIAL DO ANIMAL DE LABORATÓRIO

O Dia Mundial do Animal de Laboratório observa-se anualmente a 24 de Abril.
A data foi criada em 1979 pela Sociedade Nacional Anti-Vivissecção (National Anti-Vivisection Society, NAVS), tendo sido escolhido o dia 24 em honra do antigo presidente da sociedade, Hugh Dowding, o primeiro Barão Dowding, nascido neste dia.
O objectivo desta data é dar voz e vida aos animais que são utilizados em testes de laboratório por todo o mundo, sofrendo torturas arcaicas por fins comerciais, industriais, científicos e académicos.
Este dia internacional do animal de laboratório é celebrado com reuniões de associações pela defesa animal, com manifestações contra a utilização de animais em experiências e com a divulgação de listas de marcas que utilizam e que não utilizam animais em experiências e de outros dados relevantes sobre a matéria. As iniciativas têm todas o mesmo fim: acabar com a experimentação animal.
Em Portugal estima-se que sejam usados 35.000 animais por ano em laboratório, não existindo comités de ética para regular o excesso de experiências, nem fiscalização nos laboratórios por falta de funcionários, continuando as universidades a usar animais nas aulas de fisiologia animal.
Assinala-se ainda que 92% dos testes com animais (fase 1) falham nos ensaios clínicos com humanos (fase 2).
*
Fonte: https://www.calendarr.com/portugal/dia-mundial-do-animal-de-laboratorio/

* * *

A consciência do europeu comum progride a olhos vistos - o maior obstáculo visível à dignificação e protecção dos mais vulneráveis é, mais uma vez, a lógica do capitalismo e sua subsequente lógica de hierarquização e opressão.