segunda-feira, abril 15, 2019

IRANIANA CONDENADA A UM ANO DE PRISÃO POR CONTESTAR O HIJAB


Uma iraniana foi condenada a um ano de prisão por afirmar publicamente a sua oposição ao uso do véu islâmico ('hijab'), disse hoje o seu advogado.
O advogado Payam Derafshan explicou que a sentença foi emitida em Março passado e que Vida Movahedi foi detida em Outubro passado por se ter manifestado de cabeça descoberta na Praça Enghelab.
A mulher foi condenada por “incitamento à corrupção e libertinagem”, adiantou o advogado.
A jovem tornou-se o rosto de um protesto contra o uso do véu, rapidamente reprimido pelas autoridades.
Como dezenas de mulheres que copiaram seu gesto, foi presa e multada, referiu Derafshan.
Segundo o causídico, no julgamento o juiz declarou que a mulher se opôs “ao véu islâmico obrigatório” e que tinha a intenção de expressar a sua opinião como uma “revolta cívica”.
Vida Movahedi foi uma das centenas de pessoas abrangidas por um indulto do líder supremo do Irão, Ali Khamenei, no começo de abril, mas a decisão ainda não foi aplicada, pelo que continua detida.
*
Fonte: https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/iraniana-condenada-a-um-ano-de-prisao-por-protestar-contra-o-uso-do-veu-islamico?fbclid=IwAR1aXnfT9VNlvVAVhzNo4ZQot4E-M-EKWTWYBx2QSGy_zPSTtrW7dVtf7SA

* * *

Uma feminista de se lhe tirar o chapéu, aliás, o hijab...
Faz falta mais apoio ocidental às forças da oposição iraniana que querem deitar abaixo o regime islamista dos aiatolas, para que vergonhas destas deixem de acontecer e as iranianas possam gozar da mesma liberdade que as suas irmãs, ou primas, da Europa.