LITUÂNIA CONTINUA A CONSIDERAR RÚSSIA COMO UMA DAS PRINCIPAIS AMEAÇAS
A Rússia foi listada como uma das principais ameaças à segurança da Lituânia no relatório de Avaliação Nacional de Ameaças do país, preparado pelo Departamento de Segurança do Estado e pelo Segundo Departamento de Investigação do Ministério da Defesa Nacional, divulgado nesta Martes.
"Em 2018, a Rússia continuou a sua formação militar geral, inclusive no Oblast de Kaliningrado, vizinho da Lituânia. A curto prazo, pretende implantar elementos ofensivos adicionais, bem como capacidades de defesa aérea e aviação. A Rússia fortalece as suas capacidades para começar a executar ordens de combate com aviso de 24 a 48 horas", diz o relatório.
Segundo o relatório, os serviços de segurança russos "recrutam muito activamente" os lituanos, supostamente manipulando o passado soviético comum.
Os autores do relatório também rotularam a Rússia como a principal ameaça no ciberespaço.
"Os serviços de inteligência e segurança russos representam uma grande ameaça para o domínio cibernético lituano: eles realizam a colecta de informações, perturbam o desempenho dos sistemas de TI [tecnologia da informação] e contribuem para influenciar […] A actividade cibernética da Rússia está-se tornando numa das principais ferramentas usadas para atingir as metas geopolíticas russas não somente durante um conflito, mas também em tempos de paz", prosseguiu o documento.
As relações russo-lituanas têm sido cada vez mais árduas, com Vilnius tentando apresentar Moscovo como agressor interessado em desestabilizar a região do Báltico. Moscovo afirmou repetidamente que a Rússia nunca planeou atacar nenhum Estado membro da OTAN.
O ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse que a aliança reconhece isso, mas usa o pretexto de suposta agressão russa para instalar mais equipamentos e batalhões perto das fronteiras da Rússia.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/europa/2019020513258276-lituania-russia-ameaca/
* * *
Continua a ser verdade que os impérios, ou a iminência da sua intervenção, constituem um elemento de hostilização, inquietação e desestabilização das Nações, de todo prejudicial quer aos próprios países envolvidos quer ao relacionamento entre os Estados.
1 Comments:
EX-DEPUTADO HOLANDÊS DE EXTREMA DIREITA CONVERTE-SE AO ISLÃO
Um ex-deputado holandês de uma formação de extrema direita antimuçulmana, o Partido da Liberdade (PVV), do líder Geert Wilders, converteu-se ao Islão, avançou o próprio à imprensa do país esta terça-feira.
https://lifestyle.sapo.pt/vida-e-carreira/noticias-vida-e-carreira/artigos/ex-deputado-holandes-de-extrema-direita-converte-se-ao-islao
Enviar um comentário
<< Home