sexta-feira, janeiro 04, 2019

TRUMP USA TÍTULO DE «GUERRA DOS TRONOS» PARA PROMOVER O MURO COM O MÉXICO

O presidente dos EUA, Donald Trump, usou nesta Joves a famosa série de TV "Game of Thrones", que apresenta um enorme muro de gelo, para pressionar em favor da sua controversa barreira na fronteira mexicana.
"O muro está a chegar", escreveu Trump num post no qual mostrava a fonte do título do programa e sua foto com uma barreira de borda na parte inferior.
"O Inverno está chegando" é uma frase icónica do programa que serviu de base para uma série de memes, que Trump referenciou num tweet sobre as iminentes sanções ao Irão.
A HBO, canal que exibe "Game of Thrones", não gostou do primeiro aceno do presidente ao programa, dizendo em comunicado divulgado pelos média norte-americanos que "preferiria que a nossa marca não fosse apropriada para fins políticos".
O muro em "Game of Thrones" foi construído para proteger a terra de Westeros de um exército de soldados mortos-vivos liderados por vilões "Caminhantes Brancos", com a intenção de aniquilar os humanos que vivem a sul.
O muro de Trump - uma disputa sobre financiamento que levou a uma paralisação prolongada do governo dos EUA - tem como objectivo impedir que imigrantes da América Central fujam da pobreza e da violência desenfreada nos seus países de origem.
O muro da série - que desempenhou um papel central, embora silencioso, na sua mais recente de oito temporadas - acaba por fracassar quando confrontado por um dragão morto-vivo, acabando destruído e invadido pelos Caminhantes Brancos.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/americas/2019010413043916-trump-game-of-thrones/

* * *

Vive-se numa época em que há moldes verbais com um potencial inolvidável para transmitir ideias, tal é o poder da propaganda: nomes de séries, filmes, produtos, expressões famosas, como o anglo-saxónico «I want you to join...» ou o enjoativo «a tradição já não é o que era», além do piroso «a mãe de todas as...». É um bocado maquinal, isto. Acaba por ter graça e não ser levado demasiadamente a sério, o que, ironicamente, favorece as ideias assim veiculadas, porque ameniza-lhes a agressividade e o carácter impositivo...