sexta-feira, janeiro 11, 2019

ASSINAR PETIÇÃO PELO CROMELEQUE DOS ALMENDRES

O Cromeleque dos Almendres é o maior monumento megalítico da Península Ibérica e encontra-se entre os primeiros exemplos de arquitectura monumental na Europa. Foi construído há cerca de oito mil anos, no início do Neolítico, pelas primeiras sociedades sedentárias de pastores e agricultores a habitarem o território a que hoje chamamos o sul de Portugal. 
É um património absolutamente único e que atrai para a região de Évora centenas de milhares de turistas todos os anos. 
Como consequência de décadas de desinteresse e inacção por parte do proprietário e das autoridades, locais e centrais, o Cromeleque dos Almendres enfrenta hoje problemas muito graves do ponto de vista da conservação, nomeadamente no que toca à erosão do solo. 
Construído numa encosta virada a nascente, o sítio encontra-se hoje despido de toda a vegetação natural devido ao pisoteamento desordenado e ao aumento exponencial do número de visitantes, tanto nacionais como estrangeiros. Com esta topografia e sem vegetação, o monumento tem perdido, ao longo dos últimos anos, toneladas de solo devido à erosão provocada pela água das chuvas. 
Muitos dos 94 menires que fazem parte deste enorme recinto megalítico encontram-se neste em risco de queda, colocando em perigo tanto os visitantes como as frágeis gravuras - com milhares de anos - que muitos deles ainda conservam. 
Compreendemos que o governo não disponha ou queira despender, para já, da verba necessária para adquirir e gerir esta património mas consideramos incompreensível que não se adoptem imediatamente medidas preventivas de baixo custo - como a reposição regular de solo e de alguma vegetação - que salvaguardem, minimamente, este património de valor incalculável. 
O Cromeleque dos Almendres é um monumento que embora esteja à guarda de Portugal, pertence a toda a Humanidade. Compete-nos fazer tudo o que esteja ao nosso alcance para garantirmos que possa continuar a ser estudado e desfrutado, tanto por nós como pelas gerações vindouras. 
*
Fonte: https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT91601&fbclid=IwAR2aCJJzwv2Db0dbdRgsmXI3z5PtTNHtyAuVXQ_1uQD_9tQ3Dauv9lO2UM0

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Património sagrado das nossas raízes, se nós não o protegermos ninguém o fará.

11 de janeiro de 2019 às 22:12:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home