domingo, outubro 28, 2018

O QUE SIGNIFICA A VITÓRIA DE BOLSONARO HOJE NO BRASIL

Não apoiei nunca Bolsonaro e ainda não vi motivo para mudar de ideia. A sua vitória hoje, todavia, confirma o que ando a dizer há anos: a Democracia é uma aliada natural da Extrema-Direita, desta feita não pela mensagem propriamente nacionalista, embora o candidato vencedor gabe o seu patriotismo, mas sim pelo repúdio contra uma elite reinante afastada do povo e pela segurança da classe popular contra a violência criminosa cometida por marginais. Este é o grande significado do resultado democrático de hoje: as pessoas comuns de classe baixa e média precisam de poder acordar todos os dias com a crença razoável de que vão conseguir apanhar os transportes públicos a caminho do trabalho sem serem assaltados, agredidos ou vitimadas por balas perdidas. A elite reinante desprezou isto e agora guincha, horrorizada, como se calhar a «Maria Antonieta» gritou quando viu outros aristocratas a serem decapitados, mas que, antes disso, quando lhe disseram que o povo não tinha pão, comentou «não têm pão?, que comam brioches» (historicamente pode nem o ter dito, mas isso é outra história). Ignorar as reais necessidades do povo ou desprezar-lhes os desejos mais prementes dificilmente pode dar bom resultado, sobretudo quando o povo tem força para que a sua vontade impere.
Os extremo-direitistas e nacionalistas que estão hoje contentes com a vitória do seu querido militar mas que sempre odiaram a Democracia, que abram a merda dos olhos para perceberem a realidade e para terem uma ideia daquilo que andaram a perder ao longo das décadas, aliás, a perder e a fazer perder, porque o peso da sua opinião anti-democrática atrasou o desenvolvimento do Nacionalismo em Portugal. 

6 Comments:

Anonymous Carlos said...

A vitória de Bolsonaro representa a esperança do Brasil ser um país normal. As pessoas no Brasil só querem trabalhar, guardar dinheiro e comprar um carro melhor ou viajar. O Brasil tem governos de esquerda há 30 anos e eles destruíram o país. O Brasil não aguenta mais viver no socialismo.

29 de outubro de 2018 às 13:10:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Não apoiei nunca Bolsonaro e ainda não vi motivo para mudar de ideia."

Caturo, queres um bom motivo? Delicia-te com a choraminguisse dos auto-proclamados defensores da democracia que passam a merdinha da vida deles a censurar o teu partido:

https://www.publico.pt/2018/10/28/mundo/editorial/dia-negro-democracia-1849212

29 de outubro de 2018 às 17:21:00 WET  
Blogger Caturo said...

Claro que me dá um prazer visceral ouvi-los a guinchar de ódio e medo, mas isso é outro assunto.

29 de outubro de 2018 às 17:54:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

»Não apoiei nunca Bolsonaro e ainda não vi motivo para mudar de ideia.»

Subscrevo. Qualquer nacionalista português ou de outro país qualquer da Europa, que seja coerente, não pode nunca apoiar um candidato que defende uma linha multiracial patrioteira que é a que o bolsonaro defende [mesmo que seja lá no contexto dele]. Eu vi o presidente do PNR a festejar com brasileiros, em Lisboa, mas isto cabe na cabeça de alguém? qual é a mensagem que ele está a dar? para que eles venham ainda mais para cá? Portugal está a ser invadido por pessoas das antigas colónias, sobretudo do brasil (aos milhares, centenas de milhares só no ultimo ano) e o presidente do único partido que se diz nacionalista, na fanfarra com eles, enquanto nos torna-mos uma minoria no nosso país. Com dirigentes destes estamos bem entregues sim senhor.
Foi dos momentos mais caricatos e vergonhosos de sempre, pior que aqueles de convidarem o Chibanga a discursar ou o Marcelino da Mata.

Ao menos o Escudo Identitário e a Ass portugueses primeiro, nisso foram coerentes, nunca se pronunciaram sobre o brasil, nem nos devia de interessar.

29 de outubro de 2018 às 19:30:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

" Portugal está a ser invadido por pessoas das antigas colónias, sobretudo do brasil (aos milhares, centenas de milhares só no ultimo ano) e o presidente do único partido que se diz nacionalista, na fanfarra com eles, enquanto nos torna-mos uma minoria no nosso país. Com dirigentes destes estamos bem entregues sim senhor."

Muitos dos brasileiros têm 100% sangue português ou português + outras etnias europeias e por mim (e acho que pela maioria dos portugueses) são bem vindos. Outros são mais misturados mas muitos dos misturados tambem têm sangue português. Já a malta dos PALOPS e do Senegal e o caraças o que é que têm de sangue portugues? fez bem o Jose Pinto Coelho em estar ao lado dos brasileiros pró-bolsonaro, ainda por cima sendo o Bolsonaro um candidato de direita. Para alem disso deixou os intelectuais bem pensantes aziados que querem colar o PNR a uma xenofobia radical.

29 de outubro de 2018 às 21:14:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Muitos dos brasileiros têm 100% sangue português ou português + outras etnias europeias e por mim (e acho que pela maioria dos portugueses) são bem vindos. "

Mas estás no aeroporto a controlar quem são esses? eu não estou, tu estás? se ainda não percebeste bem.... quase que não existe qualquer controlo nas entradas do país, entra quem quer........ e para ter a nacionalidade basta ter um avô português, e tenho a certeza absoluta que a maioria dos brasileiros que veio e vem para cá, não são portugueses étnicos, nem sequer são europeus, são mestiços mesmo. E a culpa disso é de pessoas como tu.

em lisboa:
https://cdnbr1.img.sputniknews.com/images/1254/32/12543276.jpg

https://i0.wp.com/ephemerajpp.com/wp-content/uploads/2018/08/bolsonaro_1-1.jpg?fit=500%2C259&ssl=1

"Outros são mais misturados mas muitos dos misturados tambem têm sangue português."

Se são misturados e ainda por cima do brasil... então não são portugueses étnicos, como tal este não é o país deles.

"fez bem o Jose Pinto Coelho em estar ao lado dos brasileiros pró-bolsonaro, ainda por cima sendo o Bolsonaro um candidato de direita. "

Sim, fez bem, Portugal a sofrer vagas de imigração de não brancos, que estão a substituir os portugueses e o que é que o presidente do partido faz?............. vai festejar com eles para a rua, era o mesmo que a Marine Le Pen fosse festejar com os argelinos nas ruas de Paris uma eleição qualquer, era legitimar a invasão, é totalmente patético e roça a traição.

29 de outubro de 2018 às 23:15:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home