domingo, agosto 26, 2018

COMEMORAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA DA TERRA DOS ALANOS, DEFENDIDA PELA RÚSSIA CONTRA A GEÓRGIA E A OTAN...

Hoje, em 26 de Agosto, se comemoram 10 dias do reconhecimento da independência da Ossétia do Sul na sequência da guerra da república contra as forças governamentais georgianas. A Sputnik faz uma retrospectiva.
Numa conversa com a agência, ex-secretário do Conselho de Segurança da Ossétia do Sul, Anatoly Barankevish, disse que actualmente a repetição de um conflito semelhante aos eventos de Agosto de 2008 é impossível enquanto "na república houver militares russos e as relações com Moscovo continuem boas".
Neste domingo, a Ossétia do Sul celebra o 10º aniversário do reconhecimento da sua independência por parte da Federação da Rússia. Pela primeira vez, as celebrações na capital da república, Tskhinval, contarão com a presença do embaixador sírio na Rússia, Riad Haddad.
Entre outros convidados, estarão presentes o chefe da República Popular de Donetsk, Aleksandr Zakharchenko, o chefe interino da República Popular de Lugansk, Leonid Pasechnik, delegações de Nagorno-Karabakh, Abkházia, de regiões russas, bem como uma delegação de parlamentares do Conselho da Federação e da Duma de Estado da Rússia.
Falando sobre a possibilidade dos acontecimentos de Agosto de 2008 se repetirem, Barankevich frisou: "Enquanto lá estiverem as tropas russas, enquanto existir o acordo entre a Rússia e a Ossétia do Sul, não haverá nenhuma intervenção por parte da Geórgia e da OTAN. Nunca."
De acordo com ele, a base russa e os guardas fronteiriços russos são um garante de segurança para a Ossétia do Sul.
"Não haverá guerra nenhuma enquanto aí estiverem. O mais importante é que as relações entre a Ossétia do Sul e a Rússia não se deteriorem em caso algum", acrescentou.
Na noite para 8 de Agosto de 2008, a Geórgia atacou o território osseto com lançadores múltiplos de foguetes Grad, destruindo uma parte da capital da república. Ao defender os habitantes da Ossétia do Sul, muitos dos quais obtiveram a cidadania russa, a Rússia introduziu tropas na república e expulsou os militares georgianos após cinco dias de confrontação militar.
Em 26 de Agosto de 2008, Moscovo reconheceu as soberanias da Abkházia e da Ossétia do Sul. O exemplo foi seguido pela Nicarágua, Venezuela, Nauru, Vanuatu, Tuvalu e Síria.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/europa/2018082612055357-ossetia-do-sul-independencia-russia-georgia/

* * *

Mais um caso para ajudar a relativizar quem é que no mundo branco defende identidades étnicas... eventualmente, nenhum dos potentados actualmente estabelecidos o faz se não houver acima disso interesses geo-estratégicos.