quarta-feira, fevereiro 28, 2018

PNR DENUNCIA TENTATIVA DE OCULTAÇÃO DE PROPÓSITO DE MANIFESTAÇÃO POR PARTE DOS GRANDES MÉ(R)DIA


Na manifestação contra a corrupção, convocada pelo grupo dos “Inconformados” para o dia 24 de Fevereiro, marcaram presença representantes de alguns partidos e associações da sociedade civil, respondendo afirmativamente ao convite que a organização enviou a dezenas largas de entidades. Além dos dois únicos partidos presentes (PNR e PURP), estiveram representados, entre outros, associações da polícia, de deficientes e também os lesados do BES.
Quando ao final desse dia a CMTV noticiou a manifestação, apresentou-a literalmente como “protesto dos lesados do BES (Novo Banco)”, configurando isso um clamoroso erro. Ficava então a dúvida se se trataria de uma incompetência grosseira ou de uma perfeita mentira. Uma ou outra dessas hipóteses seria bem reveladora de que a comunicação social informa mal ou desinforma. Manipula, omite e mente.
Mas quando se verificou que as estações de televisão SIC e TVI também noticiaram a acção, apresentando-a igualmente como se tratando de uma manifestação de lesados do BES, percebeu-se claramente que, como o PNR sempre tem denunciado, a comunicação social comporta-se como um verdadeiro cartel. Em vez de estar ao serviço dos governados, informando com isenção, de forma completa, sem boicotes ou censura, apenas serve interesses dos governantes e manipula a informação recorrendo a distorções, omissões e mentiras escandalosas. Também os jornais seguiram as orientações determinadas pelo cartel…
Enquanto a população acreditar cegamente no “jornalixo” que temos e que nos entra casa dentro, os poderosos manterão os seus privilégios. A corrupção, os favorecimentos e o tráfico de influências serão sempre os instrumentos de que dispõem, devidamente encobertos pela manipulação que a comunicação social – aliada nesse enredo – lhes proporciona.
*
Fonte: http://www.pnr.pt/2018/02/comunicacao-social-um-cartel-mentira-manipulacao/