terça-feira, fevereiro 13, 2018

GRÉCIA PROTESTA POR COLISÃO DE LANCHA TURCA CONTRA NAVIO DE GUARDA COSTEIRA GREGA

O Ministério das Relações Exteriores da Grécia condenou a Turquia sobre o incidente perto das ilhas Imia (Kardak, em turco) no Mar Egeu, quando uma lancha turca que fazia patrulhamento colidiu com um navio da guarda costeira grega.
"O Secretário-Geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Grécia, o Embaixador Dimitrios Paraskevopoulos, informou hoje a sua homóloga turca, ao mesmo tempo que o Director Geral de Assuntos Políticos convocou o Ministério das Relações Exteriores da Grécia ao embaixador turco em Atenas", disse a chancelaria grega em comunicado enviado para a Sputnik.
O texto acrescenta que a Turquia "deve cessar as violações do direito internacional e as acções que não contribuem para o desenvolvimento das relações entre os dois países".
Mais cedo na Martes, um barco de patrulha turco atacou uma embarcação da Guarda Costeira Grega perto de Imia, duas ilhas pequenas localizadas no sudeste do Mar Egeu que são objecto de uma disputa entre Atenas e Ancara.
Nenhum dos 27 membros da tripulação da Hellenic foi ferido, mas o navio foi danificado.
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, minimizou o incidente e atribuiu-o ao "desconcerto do lado grego". A Grécia, por sua vez, culpou a Turquia pelo aumento das provocações no Mar Egeu.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/europa/2018021310517053-grecia-ilhas-egeu-turquia/

* * *

Torna-se portanto cada vez mais hostil a um país europeu o comportamento do país asiático alegadamente moderado que a elite político-culturalmente reinante no Ocidente queria por força meter pela União Europeia adentro...