terça-feira, outubro 03, 2017

DALAI LAMA OPINA QUE O MUNDO ESTÁ A MELHORAR

Durante seus recentes ensinamentos em Riga, na Letónia, o líder budista Dalai Lama disse acreditar que o mundo está melhorando, uma vez que as pessoas estão mais dispostas a rejeitar o sofrimento.
"Eu acredito que o mundo está a tornar-se num lugar melhor", destacou ele em encontro com luminares culturais na sessão de ensinamento para Rússia e países do Báltico. "As pessoas ficaram mais maduras por causa do sofrimento e das guerras mundiais, já tiveram abuso suficiente", afirmou, explicando que há uma tendência bem maior para resistir activamente à violência e buscar mais a paz. 
Para o Dalai Lama, o pensamento comum mudou significativamente ao longo das últimas décadas. Segundo ele, se, na primeira metade do século XX, cidadãos de diferentes países participaram com orgulho numa série de conflitos, na segunda metade e no início do século XXI, os protestos contra as guerras foram muito mais significativos. 
"Baseadas no senso comum, as pessoas da Europa, atingidas pela Primeira e pela Segunda Guerra Mundial, criaram a União Europeia. Com a antiga mentalidade, isto não seria possível."
Questionado sobre a possibilidade de um novo conflito mundial, Sua Santidade disse que, embora alguns líderes políticos digam que é possível, ele, pessoalmente, não acredita. 
"Afinal, se você realmente usa armas nucleares, pode destruir não só o inimigo, mas também a si mesmo", disse o Dalai Lama. 
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/mundo/201710039502652-dalai-lama-russia-baltico/

* * *

Tenho andado a observar o mesmo desde há alguns anos. No início da Primeira Guerra Mundial houve populares a sair à rua para o festejar, actualmente a esmagadora maioria dos Europeus nem a brincar diria que queria ir à guerra. Mais recentemente, um representante do Estado Russo disse que no século XX o abate do avião russo por parte de forças curdas seria suficiente para que houvesse guerra, deixando implícito que actualmente as coisas já não se passam assim. Observadores conservadores dizem que este tipo de alterações indica uma «degeneração» do Homem Ocidental. Na verdade, é simplesmente uma evolução natural e lógica de uma humanidade (ocidental, pelo menos) que quer simplesmente viver melhor sem passar por torturas ou esmagamentos de outros Povos. Isto só pode ser garantido, para já, pela manutenção e fortalecimento das fronteiras, bem entendido... um país ocidental que deixe entrar milhões de alógenos no seu território dificilmente poderá manter-se numa paz progressiva...