sexta-feira, outubro 27, 2017

CATALUNHA DECLARA A INDEPENDÊNCIA - CATALUNYA LLIURE


O Parlamento catalão declarou esta Vernes pelas 15h27 (hora espanhola, menos uma em Lisboa) a independência unilateral da Catalunha. Setenta deputados votaram a favor e dois votos em branco.
Numa sessão do parlamento regional realizada esta Vernes, os deputados do Junts pel Si, CUP e do Catalunya Si Que Es Pot ficaram sozinhos no hemiciclo para proceder à votação secreta, uma vez que todos os deputados do PP, do PSOE e do Ciudadanos abandonaram o edifício em protesto contra o processo, alguns deixando para trás bandeiras de Espanha.
Poucos minutos depois da votação, o Senado espanhol aprovou a aplicação do artigo 155.º da Constituição, que prevê a suspensão de uma autonomia regional, neste caso da Catalunha. Esta Vernes, Mariano Rajoy pediu ao Senado autorização para destituir o Governo regional da Catalunha. 
Madrid rejeita totalmente o processo de independência, considerando-o ilegal e inconstitucional. A própria equipa jurídica do parlamento regional tinha avisado que o voto seria considerado ilegal e o presidente do parlamento recordou os deputados desse facto. Todos os que participaram na votação correm agora o risco de terem de responder perante a justiça espanhola.
"Não vai ser fácil, não vai ser de borla e não vai mudar tudo num só dia", avisou Marta Rovira, do partido Junts pel Si, "mas não há alternativa a um processo rumo a uma República Catalã", afirmou.
Apesar do abandono do parlamento regional por parte dos partidos contra a independência, 10 deputados regionais (os do Catalunya Si Que Es Pot) votaram contra a medida.
O resultado foi recebido com festejos por populares pró-independência que se tinham concentrado no exterior do parlamento e pouco depois foram arreadas as duas bandeiras que até então estavam hasteadas no topo do edifício, a espanhola e a bandeira oficial da Catalunha. Os independentistas costumam utilizar uma bandeira alternativa, conhecida como a "estelada".
Meros minutos após a votação, Mariano Rajoy publicou uma mensagem no Twitter, apelando à calma. "Apelo à tranquilidade de todos os espanhóis. O Estado de Direito restaurará a legalidade na Catalunha". 
A Comissão Europeia recusou pronunciar-se sobre este desenvolvimento, alegando tratar-se de uma assunto interno de Espanha.
Nenhum país europeu, nem qualquer instituição europeia, tem reconhecido ou apoiado as pretensões independentistas da Catalunha.
E agora?
Depois da activação do artigo 155.º da Constituição, Madrid pretenderá substituir órgãos de poder regional e agendar novas eleições para o parlamento da Catalunha. Espera-se que o Tribunal Constitucional, em Madrid, reaja rapidamente a declarar ilegal e medida do parlamento catalão. A dúvida está em saber como é que a governação central funcionará na prática, e se será necessário lidar com a oposição das forças no terreno, como os funcionários públicos e as forças policiais catalãs.
Os analistas concordam que Madrid deverá nomear sobretudo técnicos e não figuras políticas para esses cargos, para não hostilizar a opinião pública catalã, até porque não é de todo certo que a maioria da população da região seja a favor da independência.
Num post publicado na sua conta no Facebook, a presidente da Câmara de Barcelona, Ada Colau, criticou tanto a declaração unilateral de independência como a invocação do artigo 155.º da Constituição. "Em meu nome não. Nem 155 nem DUI", escreve a autarca.
[Notícia actualizada às 15h42. Madrid activou o artigo 155.º] 
*
Fonte: http://rr.sapo.pt/noticia/96870/parlamento-catalao-declara-independencia-de-espanha?utm_source=rss

* * *

Dia histórico e memorável para a Ibéria e para a Europa, mesmo que não dê em nada...


6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A imagem da "evolucion" está ao contrario

27 de outubro de 2017 às 19:57:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Então? Os ratos catalães já abandonaram o navio? Foi rápido, para quem ontem estava com tanto músculo.

Puigdemont está na Bélgica, prevê-se pedido de asilo político


Dos fracos nao reza a história!

30 de outubro de 2017 às 14:56:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

O gajo declara a independência e foge logo com o rabo à seringa.Que merdas!

30 de outubro de 2017 às 22:44:00 WET  
Blogger Caturo said...

Merdas era se se deixasse ficar sem combater pela independência nacional; burro era se se deixasse prender e depois, eventualmente, beneficiar da «misericórdia» das autoridades «espanholas», que daqui a poucos anitos soltavam-no e mostravam assim que até eram muito «democráticas» e «tolerantes». Puigdemont provou que é um verdadeiro resistente nacionalista, ele tem mais coerência nacionalista na ponta de uma unha que muitos alegados militantes do «movimento» cá do burgo têm no corpo todo.

31 de outubro de 2017 às 01:44:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Qual é então a visão do heroi cheio de coerencia nacionalista Puidgemont acerca do multiculturalismo? Nacionalismo multiculturalista de fronteiras abertas?

31 de outubro de 2017 às 20:13:00 WET  
Blogger Caturo said...

Não sei. O que sei é que o regime castelhano que domina a Catalunha é multiculturalista e está de fronteiras abertas. Logo, não há motivo absolutamente nenhum para dizer que o governo separatista catalão é pior do que o de Madrid.

31 de outubro de 2017 às 22:04:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home