segunda-feira, junho 12, 2017

MEMÓRIA DO ATAQUE DO TOTALITARISMO CRISTÃO CONTRA A IDENTIDADE ETNO-RELIGIOSA EUROPEIA - DESTRUIÇÃO DE ARKONA

Cabo Arkona...

A 12 de Junho de 1168 o santuário eslavo de Arkona, um dos mais importantes senão o mais importante centro religioso dos Eslavos, foi destruído por invasão dinamarquesa e cristianizado.
cabo Arkona (em alemão: Kap Arkona) é um cabo na ilha de Rügen em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, norte da Alemanha, que define uma falésia de 45 m de altura sobre o mar Báltico. Forma o extremo da península de Wittow, e fica a apenas alguns quilómetros a norte do Parque Nacional de Jasmund. Apaisagem protegida do cabo Arkona, em conjunto com a aldeia piscatória de Vitt, estão inseridos no município de Putgarten e são um dos mais populares destinos turísticos de Rügen, com cerca de 800 000 visitantes por ano. No cabo há (...) vestígios de uma fortaleza eslava (Jaromarsburg, que era dedicado ao Deus Svantevit, representado com quatro cabeças) (...).

Por causa da sua geologia e da meteorologia, há frequentes colapsos, em especial no inverno. O cabo Arkona é muitas vezes indicado como sendo "o extremo norte de Rügen", o que não é verdade. Cerca de 1 km a noroeste há um ponto na falésia, conhecido como Gellort, que está um pouco mais para norte e que constituía o ponto mais setentrional da antiga Alemanha Oriental
Rügen, cujo nome deriva da palavra «vermelho», era a terra da tribo eslava dos Rani, que aí erigiram o templo de Arkona.


A sua fortaleza, que continha o templo, tinha sido tomada pelos Dinamarqueses em 1136, o que levou à cristianização dos Rani. Assim que o ocupantes dinamarqueses se retiraram, contudo, os Rani retornaram ao culto ancestral pagão. 

Em 1157 uma tempestade destruiu a frota eslava de mil e quinhentos navios, ao largo da Noruega, e o rei dinamarquês Valdemar I aproveitou para atacar Rügen, tendo ao seu lado o amigo bispo Absalon. A 12 ou a 15 de Junho de 1168 a fortaleza foi tomada com recurso a fogo posto, que os sitiados não conseguiram debelar devido a uma escassez de água. A estátua de Svantevit ou Svetovid foi então deitada por terra e queimada.

Fontes:
 - http://portal-dos-mitos.blogspot.pt/2014/04/svetovid.html   (em Português)
 - http://survincity.com/2012/10/arkona-the-ancient-shrine-of-the-slavs/
 - https://en.wikipedia.org/wiki/Jaromarsburg
 - https://en.wikipedia.org/wiki/Cape_Arkona



Monumento a Svetovid, por Andrzej Pityński, sita no parque Grounds for Sculpture em Hamilton, NJ, EUA



A herança, todavia, não morreu, e o culto politeísta eslavo é talvez o mais forte de toda a Europa, nomeadamente na Rússia, na Ucrânia, na Polónia, bem como noutros países eslavos, isto enquanto a Cristandade também no leste europeu está em queda. Os Deuses retornam, porque, de facto, nunca morreram.