segunda-feira, junho 12, 2017

CATALUNHA ANUNCIA REFERENDO PARA UMA REPÚBLICA INDEPENDENTE A UM DE OUTUBRO

A Catalunha celebrará referendo unilateral de independência no dia 1º de Outubro deste ano caso não consiga chegar a um acordo com o governo central para realizar uma consulta de maneira negociada, afirmou o presidente do governo catalão, Carles Puigdemont.
O referendo será levado a cabo com a seguinte pergunta: "Você quer que Catalunha seja um Estado independente em forma de república?"
O chefe do governo autónomo fez um apelo a todos os cidadãos para que assumam "com a máxima dignidade" o direito "inalienável" das pessoas para "decidir o futuro político do seu país".
Puigdemont lamentou que o governo de Mariano Rajoy venha recusando negociar um referendo acordado, proposto pelos os representantes catalãs, para encontrar solução ao "problema real e profundo" sobre as suas relações com o resto do Estado.
Na sua opinião, a recusa de Madrid de negociar uma consulta acordada não é, assim como assegura o governo central, um assunto de quadros jurídicos, mas de vontade política.
*
Agradecimentos a quem aqui trouxe esta notícia: https://br.sputniknews.com/europa/201706098607255-catalunha-referendo-unilateral-independencia/

* * *

O Nacionalismo avança à medida que tudo parece levar água ao moinho da sua causa. Faça-se votos para que venha em breve o tempo em que se possa saudar a República da Catalunha.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Não te deixes enganar. 10% da população da "Qatarluña" já é muçulmana. Barcelona é a cidade de Espanha que mais perto está de ter "no-go zones" e enclaves de sharia.
Por outro lado, se a Catalunha se tornasse independente, Portugal passava a ser o "terceiro país" da Península Ibérica.
O nosso interesse é um Espanha "una, grande y libre" que nos proteja a retaguarda da invasão que se anuncia, e não uma Espanha novamente dividida em taifas.

13 de junho de 2017 às 00:10:00 WEST  
Blogger Caturo said...

A Catalunha debaixo do poder castelhano recebeu toneladas de muçulmanos. O que levará a pensar que isso será culpa dos independentistas ou que a independência catalã piorará essa situação...
Se a Catalunha se tornar independente, Portugal passa a ter dois vizinhos próximos em vez de um só vizinho gigantesco. Ou seja, o maior rival local de Portugal fica com menos poder do que tem tido, logo, menos capacidade de absorção. O nosso interesse é precisamente isto: uma Ibéria de nações em que Portugal não é substancialmente muito mais pequena do que qualquer outra. Quanto à Espanha «una, grande y libre» está-se bem a ver a merda que isso tem sido em matéria de protecção seja do que for ou seja de quem for da invasão que se anuncia.

14 de junho de 2017 às 02:36:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home