sexta-feira, junho 23, 2017

ESPECTÁCULO DOS «TOIROS DE FOGO» DE ONTEM FOI CANCELADO

É através do Facebook que o PAN -Pessoas - Animais - Natureza dá conta de que o evento de touros de fogo, em Benavente, foi cancelado.
"O gabinete da Câmara Municipal de Benavente comunicou ao PAN que este evento foi cancelado até porque o pedido de transporte dos animais foi indeferido pela DGAV", informou o partido que ainda aguarda a comunicação oficial das entidades envolvidas. Com este desfecho, o PAN agradece, assim, aos cidadãos e cidadãs, tal como a todas as instituições, como a Animal, a acção conjunta e de pressão ao município.
A associação Animal, de resto, havia feito um "apelo de acção urgente" tanto à GNR como à autarquia, quando tomou conhecimento de que no programa da Festa da Amizade estava incluída uma 'Picaria de Touros/Picaria à Vara Larga' no dia 24 e um espectáculo de 'Touros de Fogo'.
Este último, explica a Animal, corresponde a uma festa tauromáquica própria apenas de algumas localidades espanholas, nomeadamente Valência, nas quais os touros são presos pelos cornos a postes, sendo-lhes colocados, através de hastes, bolas de alcatrão ou pez, às quais, como material inflamável que são, é pegado fogo. Os touros são depois soltos dos postes, ficando com os cornos a arder durante o período habitual de uma hora – tempo que estas festas costumam durar.
"Segundo testemunhos de médicos veterinários e especialistas em comportamento animal, o sofrimento físico que os touros experienciam quando os seus cornos ficam a arder é muito grande, quer porque os cornos dos touros são muito sensíveis, quer ainda porque os touros acabam por ficar com os olhos, focinho, boca e língua gravemente queimados, entre outras partes do corpo. A isto acresce o sofrimento psíquico que resulta de estarem nestas circunstâncias, querendo libertar-se do fogo que arde nos seus cornos e não sendo capazes de o fazer", lê-se. 
*
Fonte: https://www.noticiasaominuto.com/pais/819047/cancelado-evento-com-touros-de-fogo-em-benavente

* * *

A ANIMAL e o PAN estão neste caso mais uma vez de parabéns por esta vitória civilizacional. Prova-se assim, novamente, que o activismo democrático resulta quando é bem organizado e persistente.

Parece entretanto que afinal os sádicos militantes violaram a lei, segundo um comunicado de há minutos na página de Facebook da ANIMAL:
«(...) Serve esta publicação para dizer que, como testemunharam, ao longo dos últimos dois dias fizemos absolutamente tudo que estava ao nosso alcance para impedir a barbaridade extrema em Benavente. Ainda assim, e mesmo com a confirmação de que não poderia acontecer, aconteceu. De forma ainda mais torpe do que seria suposto, mas parece que aconteceu mesmo.
Posto isto, accionámos já todos os meios legais que são possíveis para que ninguém saia impune. Desde a cidadania até às autoridades (in)competentes. Não sabemos no que resultará, mas deixamos a garantia de que tudo faremos. As pessoas não podem continuar a pensar que vivemos numa "República das bananas" e as autoridades a assobiarem para o lado.
Seguiremos o trabalho, que é mais do que muito, e, mal tenhamos novidades, divulgaremos.»


A ANIMAL e o PAN fizeram pois um bom trabalho mas ingenuamente confiaram na palavra das autoridades, que foram abananadas como de costume. A vergonha de Barrancos serviu para mostrar o que é a bófia local quando não há vigilância civil em condições e desta vez parece que a palhaçada criminosa se repetiu.


3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Apesar de tudo, o cancelamento não foi respeitado.

23 de junho de 2017 às 13:04:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Tantos as touradas como colocar fogo nos chifres são festas e costumes pagãos que esses incorrigíveis não deixaram pra trás. Deviam pegar algum sacerdote pagão no lugar do touro.

23 de junho de 2017 às 21:02:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Deviam era «pegar» algum dos padrecos cristãos que pactuam com isto, juntamente com quem os apoia, tal como quem no sul de Espanha atira uma cabra do alto de uma torre da igreja local, cof cof...

23 de junho de 2017 às 22:25:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home