segunda-feira, junho 26, 2017

BASE AMERICANA PODE PASSAR DA TURQUIA PARA A GRÉCIA

O Ministério da Defesa Nacional da Grécia acha conveniente prorrogar por mais 10 anos o acordo com os EUA que prevê a instalação de uma base militar norte-americana na baía de Suda, na ilha de Creta, disse à Sputnik uma fonte no ministério grego.
A base naval de Suda é um dos pontos estratégicos mais importantes da Marinha dos EUA e da OTAN no leste do Mediterrâneo. O acordo respectivo é prorrogado anualmente após o parlamento aprovar a lei correspondente.
"Achamos que prorrogando o contrato por 10 anos, em vez de um, conseguiremos atrair mais investimentos", disse o interlocutor da Sputnik. Segundo ele, em Suda poderia ser instalada uma base permanente da força de operações especiais norte-americana Navy SEAL, que realizam exercícios em Suda de modo constante.
De acordo com o interlocutor, também se está discutindo a possibilidade de transferência das tropas e veículos da OTAN e dos EUA da base de Incirlik, na Turquia, mas esta é uma questão complicada. "Estamos interessados na retirada das tropas de Incirlik, porque esta medida enfraquecerá a Turquia e suas posições", disse.
"A Alemanha, cujas tropas serão retiradas de Incirlik por causa do conflito com a Turquia, planeia transferi-las para a Jordânia", lembrou ele, acrescentando que a aviação norte-americana, instalada em Incirlik, poderia ser deslocada para a ilha grega de Cárpatos.
No entanto, a fonte afirmou que a instalação das armas nucleares norte-americanas que, de acordo com dados disponíveis nos média, estão baseadas na Turquia, é impossível.
"Isso até nem se discute. É completamente inadmissível", afirmou.
A base aérea de Incirlik é uma das principais bases dos EUA e da OTAN na região. Na base estão posicionados os aviões da coligação internacional, liderada pelos EUA, que participam das operações aéreas contra o grupo terrorista Daesh (proibido na Rússia).
Num contexto de aumento das divergências com os EUA e a UE, a Turquia havia afirmado que poderia recusar aos americanos o acesso à base, caso Washington cooperasse com as Unidades de Protecção Popular (YPG) curdas e com o Partido da União Democrática (PYD) no âmbito da operação contra os terroristas.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/mundo/201706248720548-grecia-substituir-base-militar-turca-otan-eua/