quarta-feira, abril 05, 2017

EDITORA NORTE-AMERICANA MARVEL PREJUDICADA PELA SUA PRÓPRIA «DIVERSIDADE»

Responsável de vendas diz que leitores rejeitaram as personagens femininas e de minorias étnicas.
O vice-presidente de vendas da Marvel disse que o esforço do estúdio para aumentar a diversidade e o número de personagens femininas nos livros de banda desenhada tem provocado uma contínua queda nas vendas desde Outubro.
David Gabriel disse que os leitores "não querem mais diversidade" nem "personagens femininas".
A Marvel tem apostado em novas personagens que representam maiores sectores da sociedade. Nos últimos anos apresentou Jane Foster, a nova Thor; Riri Williams, a adolescente negra que substituirá o Homem de Ferro; Miles Morales, o adolescente hispânico que será o novo Homem-Aranha e Kamala Khan, a adolescente muçulmana que é a nova Miss Marvel.
A intenção da empresa é boa mas, conforme David Gabriel disse numa reunião com representantes da marca e de outras bandas desenhadas na semana passada, os fãs preferem as personagens clássicas e têm rejeitado as novas histórias e as novas personagens.
"O que ouvimos [dos revendedores] é que as pessoas não querem mais diversidade. Não querem personagens femininas", disse David Gabriel, segundo o ICv2. "Foi o que ouvimos, quer acreditemos quer não".
As pessoas não querem mais diversidade
As declarações de David Gabriel geraram alguma controvérsia nas redes sociais e os utilizadores listaram outros motivos para deixarem de comprar a banda desenhada.
Nas listas aparecem, por exemplo, pontos como o preço dos livros, a falta de novas narrativas - apenas repetição das antigas com novas personagens -, o rumo que algumas histórias tomaram, e o facto de a Marvel sobrecarregar os leitores com vários títulos e sagas.
Num comunicado divulgado mais tarde, segundo o The Guardian, David Gabriel recuou e afirmou que, apesar de alguns sentirem que as principais personagens da Marvel estão a ser abandonadas, há muitos novos leitores que parecem gostar da Miss Marvel e Miles Morales.
"Estamos orgulhosos e felizes por continuarmos a apresentar personagens únicas que reflectem novas vozes e novas experiências no universo Marvel e equiparam-nas a ícones heróicos", continuou.
Um revendedor da Marvel disse à ICv2 que as novas histórias podem não vender tanto com as das personagens clássicas, mas pelo menos têm atraído "uma demografia diferente" e novos públicos.
*
Fonte: http://www.dn.pt/media/interior/diversidade-e-heroinas-estao-a-matar-vendas-da-marvel-diz-responsavel-5769772.html

* * *

É bem-feita para a Marvel, que quase sempre foi de Esquerda liberal... mais uma vez se constata que o povo não quer exactamente o mesmo que a elite cultural lhe quer impingir... Isto para além de saltar à vista o ridículo que é substituir, a seco, uma raça por outra ou um sexo por outro em personagens-chave. Até o esquerdo-liberal judeu Stan Lee - o génio que praticamente (re)criou a Marvel - se opôs a isso. Topa-se a léguas a baratice moralista da coisa e o leitor sente-se idiota a ler uma merda dessas.