terça-feira, abril 04, 2017

ACTIVISTA DE DIREITOS HUMANOS EXIGE QUE RU E EUA DEIXEM DE VENDER ARMAS À ARÁBIA SAUDITA

Os EUA e o Reino Unido mantêm "relações confortáveis" com a Arábia Saudita que são incompatíveis com os valores de respeito pelos direitos humanos que eles alegam promover, disse o activista pelos direitos humanos Peter Tatchell.
Na semana passada, a polícia da Grã-Bretanha começou a investigar as alegações sobre crimes cometidos pela Arábia Saudita no Iémene. A unidade da Polícia Metropolitana SO15, que costuma investigar crimes da guerra cometidos na Segunda Guerra Mundial, virou agora a sua atenção para a Arábia Saudita, comunica à Sputnik Internacional o activista Peter Tatchell que ao mesmo tempo é o autor de uma petição para parar o fornecimento de armas à Arábia Saudita.
"Foi feito um pedido para investigar as alegações que o major-general saudita Ahmed Al-Aziri é directamente responsável pelos crimes de guerra cometidos pela Arábia Saudita no Iémene", disse.
"[Os crimes] incluem bombardeiamentos indiscriminados de aéreas civis e uso de bombas de fragmentação. Assim, em evidência 'prima facie', a Arábia Saudita terá alegadamente cometido estes crimes, por isso é correcto e adequado que a polícia metropolitana esteja a investigar o caso", disse.
Se a polícia iniciar o processo criminal, terá de reconstruir a cadeia de comando que realizou os ataques aéreos contra civis no Iémene e esclarecer quem autorizou o ataque.
"Depois vai esclarecer se a pessoa que ordenou os ataques em questão foi autorizada pelo ministro da Defesa saudita. Pode-se esclarecer a sucessão de ordens, revelar a documentação e evidências para ver se estes três graus diferentes foram instrumentos fundamentais desse crime de guerra, e então, em teoria, a polícia poderia emitir mandados de prisão internacionais contra os funcionários correspondentes", disse Tatchell.
A unidade da Polícia Metropolitana SO15 está a realizar "os exercícios de definição" em relação às alegações na véspera da visita da primeira-ministra britânica Theresa May para países do Médio Oriente, incluindo a Arábia Saudita, para reforçar as relações comerciais e a área de segurança.
A Arábia Saudita é o maior parceiro comercial do Reino Unido no Médio Oriente e seu maior comprador de armas. Entre Abril de 2015 e Março de 2016, depois do início da campanha de bombardeamentos pela Arábia Saudita no Iémene, o governo da Grã-Bretanha aprovou um acordo de exportação de armas para os sauditas no valor de £ 3,3 biliões (R$ 12,8 biliões).
"Sem dúvida que [a possível investigação policial] é um enorme embaraço para Theresa May e para os sauditas. Eles gostariam que tudo isto desaparecesse e nós, como defensores de direitos humanos, sustentamos que a diplomacia e a política real não devem ignorar as preocupações com os direitos humanos."
"É muito, muito importante cumprir as nossas obrigações na área dos direitos humanos. Assim, o facto de a Grã-Bretanha e os EUA terem relações tão estreitas com a Arábia Saudita é verdadeiramente chocante", disse o activista.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/americas/201704048063468-eua-reino-unido-vendem-armas-arabia-saudita/

* * *

Até que enfim, uma voz dos direitos humanos a acusar a Arábia Saudita de alguma coisa...