terça-feira, dezembro 27, 2016

EMBAIXADOR RUSSO AFIRMA QUE TURQUIA PODE QUERER REUTILIZAR MILITANTES DO CALIFADO PARA COMBATER CURDOS

A Turquia pode reposicionar de 60 a 70% dos militantes retirados de Aleppo para combater os Curdos, disse o conselheiro do vice-presidente do Senado russo, o embaixador Andrei Baklanov.
A retirada dos terroristas de Aleppo foi iniciada em 15 de Dezembro, mas foi suspensa no dia seguinte, pois os militantes descumpriram o acordo e tentaram levar militares sírios presos e armas. O processo de evacuação continuou depois dos radicais remanescentes terem aceitado render-se e deixar a cidade. 
Segundo diversos dados, cerca de 40 mil pessoas deixaram Aleppo durante a evacuação, inclusive os terroristas. O comando do exército da Síria anunciou em 22 de Dezembro a completa libertação de Aleppo. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, declarou que um dos primeiros passos para alcançar a paz e a estabilidade na Síria seria a prontidão da Turquia de suspender o seu apoio às forças de "oposição moderada" no norte da Síria, bem como fechar as fronteiras e cortar o tráfego de recrutas terroristas.  O embaixador Andrei Baklanov pensa que a "prioridade da Turquia não é o Daesh, nem mesmo a Síria, mas a eliminação de novos problemas na questão curda".
"Segundo a informação que tem chegado, fica muito claro que para os Turcos prevalecem os próprios interesses, relacionados com o conflito contra os Curdos. Eles querem transferir de 60 a 70% dos terroristas para as regiões onde está acontecendo ou poderá acontecer uma nova escalada no conflito entre as tropas curdas e turcas", disse o especialista, durante uma conferência organizada pela agência Rossiya Segodnya.
Segundo Baklanov, a Turquia usará parte dos terroristas para ampliar "a totalidade das forças contrárias aos Curdos". "Isto demonstra que, apesar da Turquia estar a inclinar-se na nossa direcção (da Rússia), esse movimento não é total", concluiu o embaixador.
*
Fontes: https://br.sputniknews.com/opiniao/201612267285165-opiniao-Turquia-terroristas-Aleppo-curdos/