DEUSA CÉLTICA ADORADA EM S. BARTOLOMEU DE MESSINES ANTES DA VINDA DOS ROMANOS?
Em duas pedras partidas encontradas em São Bartolomeu de Messines estão inscrições tartéssicas que parecem aludir a uma Deusa céltica, segundo o historiador e linguista John Kock:
- na primeira, podem ver-se letras acima da imagem de uma figura feminina que cavalga um grande equino e parece brandir um objecto longo na sua mão esquerda;
- na segunda, pode ler-se:
«iboo-iion asune uarbaan ekuur´ine obaar baara . . . oretoo»
traduzida como
«for those I have received, for Asuna, the supreme one, for the Horse-Queen . . . deliverance (running under)’.»
ou
«para aqueles que recebi, por Asuna, o supremo, pela Rainha-Cavalo... libertação (correndo sob)»
Sabe-se que Asuna é um antropónimo feminino na Gália. A parte «ekuur´ine» lembra «cavalo» (ekuu) e «rainha» (ríon) no Céltico; «oretoo» parece o infinitivo de «uaratee» (libertou/correu), que ocorre noutra inscrição tartéssica. Muitas dedicações a Épona foram recolhidas na Gália. Ela é frequentemente invocada em pleno como Eponae Reginae, significando «À Rainha Deusa-Cavalo». Várias representações celtas além-Pirinéus mostram Épona a cavalgar um cavalo ou um potro. No texto mitológico galês Mabinogion, Rhiannon, Cujo nome significa «Rainha Divina», contém o segundo elemento de «ekuu-r'ine»; Rhiannon aparece como misteriosa cavaleira num túmulo místico (gorsedd).
Fonte:
http://www.historyireland.com/pre-history-archaeology/tartessian-europes-newest-and-oldest-celtic-language/
Acrescento a curiosidade de o primeiro nome conhecido da povoação de S. Bartolomeu de Messines conter a palavra «Assania», que faz lembrar «Asuna», e que o brasão de S. Bartolomeu de Messines tem dois cavalos, como se vê acima (fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Bartolomeu_de_Messines), numa coincidência curiosa com a posição dos dois cavalos da imagem gaulesa, mais acima ainda: na imagem de baixo, os cavalos estão na mesma posição que na imagem superior, a grande diferença é que na inferior há uma igreja, como que a substituir a Deusa da imagem acima...
2 Comments:
compra por parte do Bangladesh de dois submarinos do projeto 035G por 203 milhões acabou criando uma forte ressonância política na região, sobretudo na Índia.
© FLICKR.COM/ AGÊNCIA DE DEFESA ANTIMÍSSIL DOS EUA Japão anunciou seus planos de defesa O país asiático nunca teve submarinos e a razão para obter este tipo de arma continua pouco clara, tendo em conta que o país está quase completamente cercado pelo território da Índia e só lhe resta uma pequena fronteira com Myanmar. Diversos especialistas indianos já tinham dito que o fornecimento de submarinos chineses a Bangladesh pode ser parte da política chinesa de criar um “cerco” à volta da Índia.
Mostrar mais: https://br.sputniknews.com/mundo/201612067075464-subarinos-defesa-china-bangladesh/
http://pt.euronews.com/2016/12/12/deputados-catalaes-rasgam-fotos-do-rei-felipe-vi-de-espanha
Enviar um comentário
<< Home