segunda-feira, dezembro 12, 2016

DEUSA CÉLTICA ADORADA EM S. BARTOLOMEU DE MESSINES ANTES DA VINDA DOS ROMANOS?


Em duas pedras partidas encontradas em São Bartolomeu de Messines estão inscrições tartéssicas que parecem aludir a uma Deusa céltica, segundo o historiador e linguista John Kock: 
- na primeira, podem ver-se letras acima da imagem de uma figura feminina que cavalga um grande equino e parece brandir um objecto longo na sua mão esquerda;
- na segunda, pode ler-se:

«iboo-iion asune uarbaan ekuur´ine obaar baara . . . oretoo»

traduzida como

«for those I have received, for Asuna, the supreme one, for the Horse-Queen . . . deliverance (running under)’.»
ou
«para aqueles que recebi, por Asuna, o supremo, pela Rainha-Cavalo... libertação (correndo sob)»

Sabe-se que Asuna é um antropónimo feminino na Gália. A parte «ekuur´ine» lembra «cavalo» (ekuu) e «rainha» (ríon) no Céltico; «oretoo» parece o infinitivo de «uaratee» (libertou/correu), que ocorre noutra inscrição tartéssica. Muitas dedicações a Épona foram recolhidas na Gália. Ela é frequentemente invocada em pleno como Eponae Reginae, significando «À Rainha Deusa-Cavalo». Várias representações celtas além-Pirinéus mostram Épona a cavalgar um cavalo ou um potro. No texto mitológico galês Mabinogion, Rhiannon, Cujo nome significa «Rainha Divina», contém o segundo elemento de «ekuu-r'ine»; Rhiannon aparece como misteriosa cavaleira num túmulo místico (gorsedd).
Fonte:
http://www.historyireland.com/pre-history-archaeology/tartessian-europes-newest-and-oldest-celtic-language/
Acrescento a curiosidade de o primeiro nome conhecido da povoação de S. Bartolomeu de Messines conter a palavra «Assania», que faz lembrar «Asuna», e que o brasão de S. Bartolomeu de Messines tem dois cavalos, como se vê acima (fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Bartolomeu_de_Messines), numa coincidência curiosa com a posição dos dois cavalos da imagem gaulesa, mais acima ainda: na imagem de baixo, os cavalos estão na mesma posição que na imagem superior, a grande diferença é que na inferior há uma igreja, como que a substituir a Deusa da imagem acima...


2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

compra por parte do Bangladesh de dois submarinos do projeto 035G por 203 milhões acabou criando uma forte ressonância política na região, sobretudo na Índia.

© FLICKR.COM/ AGÊNCIA DE DEFESA ANTIMÍSSIL DOS EUA Japão anunciou seus planos de defesa O país asiático nunca teve submarinos e a razão para obter este tipo de arma continua pouco clara, tendo em conta que o país está quase completamente cercado pelo território da Índia e só lhe resta uma pequena fronteira com Myanmar. Diversos especialistas indianos já tinham dito que o fornecimento de submarinos chineses a Bangladesh pode ser parte da política chinesa de criar um “cerco” à volta da Índia.

Mostrar mais: https://br.sputniknews.com/mundo/201612067075464-subarinos-defesa-china-bangladesh/

13 de dezembro de 2016 às 09:02:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

http://pt.euronews.com/2016/12/12/deputados-catalaes-rasgam-fotos-do-rei-felipe-vi-de-espanha

13 de dezembro de 2016 às 13:00:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home