sexta-feira, outubro 07, 2016

AVIÕES RUSSOS CRUZAM ESPAÇO AÉREO DA EUROPA OCIDENTAL

Dois bombardeiros estratégicos Tu-160 teriam alarmado quatro países europeus ao sobrevoar regiões próximas de suas fronteiras, relatou a BBC nesta quinta-feira (6).
De acordo com a publicação britânica, o incidente acorreu em 22 de Setembro deste ano. Noruega, Grã-Bretanha, França e Espanha chegaram a accionar a sua aviação aviação com a intenção de interceptar os bombardeiros russos, que faziam rota da Noruega para a Espanha. Ao detectar os dois Tu-160 perto de suas fronteiras – classificados segundo terminologia da OTAN como Blackjack – Noruega enviou dois caças F-16 para seguir as aeronaves russas até que estes se aproximassem da Escócia. A partir daí, os bombardeiros foram escoltados por caças Typhoon da Força Aérea Real britânica.
A cerca de 100 km da costa da Bretanha francesa, os aviões russos passaram ser escoltados por caças Rafale, sendo, em seguida, interceptados por F-18 da Força Aérea da Espanha próximo à cidade de Bilbao.
Destaca-se que, de acordo com o Ministério da Defesa da Espanha, os bombardeiros russos se aproximaram, mas "em nenhum momento entraram no espaço aéreo espanhol”. 
O Ministério da Defesa da Rússia tem afirmado repetidamente que todos os voos das Força Aeroespacial russa são realizados em conformidade com as respectivas normas internacionais, sem violar as fronteiras de quaisquer países.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/europa/20161006/6507327/tu-160-russia-europa-alerta.html

* *

O Ministério da Defesa francês emitiu uma declaração oficial a dizer que dois caças franceses F-16 tiveram que interceptar e acompanhar bombardeiros russos depois de estes serem detectados a voar perto das fronteiras da UE. Em entrevista à Sputnik, o especialista militar francês Jean-Vincent Brisset comentou o incidente.
De acordo com o lado francês, as aeronaves russas voaram da Escandinávia "ao largo da costa da Noruega, depois para o oeste da Irlanda e de lá para a costa atlântica francesa".
O incidente, que ocorreu em 22 de Setembro, causou pânico entre os meios de comunicação franceses, que começaram a tecer paralelos com "incidentes semelhantes" na Suécia, na Finlândia e nos países bálticos, onde o comportamento dos aviões russos poderia "provocar acidentes graves".  A Sputnik discutiu a questão com o especialista militar francês Jean-Vincent Brisset.  "De acordo com o Ministério da Defesa, [os bombardeiros] foram detectados na zona internacional, sobre águas internacionais muito além do espaço aéreo soberano de França", disse ele.  "Os média franceses têm falado muito sobre as aeronaves russas perto das fronteiras dos países ocidentais e nada sobre aviões da OTAN que voam ao longo das fronteiras russas. O mais provável é que a situação seja simétrica em ambos os lados", acrescentou Brisset.  Segundo o especialista, o incidente causou tensão entre os países europeus e a Rússia, mas não há nada que chegue perto de uma "terceira guerra mundial", que os média franceses estavam a prever.  "É apenas uma questão de intercepção de aeronaves russas por aeronaves francesas. Os relatos dizem pouco sobre o envolvimento de outros países. Além disso, eles também se esquecem de mencionar que as aeronaves francesas estão vigiando o espaço aéreo dos países bálticos, que estão localizados muito perto das fronteiras russas", concluiu Brisset.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/mundo/20161005/6495678/bombardeiros-russia-franca.html

* * *

Parece um retorno à guerra fria. Todo o mal fosse esse... nunca o mundo esteve tão seguro como durante o período de tensão político-militar entre a OTAN e o extinto Pacto de Varsóvia: em ambas as partes estava gente de pés bem assentes no chão, de modo algum interessada na guerra. A conversa é bem outra com islamistas capazes de massacrar milhões e de entregar as próprias vidas à morte, em nome de Alá. E este último perigo não deixa de crescer.