quarta-feira, agosto 17, 2016

ALEGADOS REFUGIADOS SÍRIOS EM MIRANDA DO CORVO QUEIXAM-SE DAS CONDIÇÕES E EXIGEM TROCAR DE INSTITUIÇÃO

Já são quase 500 os refugiados que estão em Portugal provenientes dos centros de acolhimento da Grécia e de Itália, mas nem todos estão satisfeitos com o destino que tiveram. Um grupo de sírios, de 10 adultos e seis crianças, acolhido pela fundação ADFP, em Miranda do Corvo, acusa a instituição de desrespeito e reclama do local onde foi instalado. "Puseram-nos no Senhor da Serra para nos controlar. Tinha de acordar às 07h00, apanhar o autocarro e só voltava ao fim do dia", disse ao CM um dos refugiados, de 25 anos, que não quis ser identificado. "Não há respeito, gozam connosco e com a nossa situação na Síria", acusa. 
Alguns dos refugiados, que chegaram a Portugal há pouco mais de um mês, foram alojados na aldeia de Senhor da Serra, a 10 quilómetros do centro da vila, mas não gostaram do local e das condições impostas.
Um dos migrantes já fugiu do País e outro, cuja mulher está grávida, saiu da aldeia e já chegou a dormir à porta da GNR de Miranda do Corvo em protesto. "A população é simpática e respeita-nos, o nosso problema é com a instituição", diz um outro refugiado, professor, de 27 anos. 
Jaime Ramos presidente da ADFP, assegura "que são tratados com muita dignidade e grande respeito pelas suas culturas".
Os refugiados querem "trocar de organização" e já enviaram pedidos de ajuda a outras instituições.
*
Fonte: http://www.cmjornal.pt/sociedade/detalhe/refugiados-deixam-aldeia-que-os-acolheu?utm_medium=Social&utm_source=Facebook&utm_campaign=BotoesSite&utm_content=facebook

* * *

Estranho grau de exigência para quem supostamente está cá de maneira a escapar à guerra, à tragédia, etc... Mais uma vez, gente alegadamente refugiada a portar-se como imigrante económica especializada ou coisa assim. Enfim, pode bem ir embora, dificilmente se lhe pedirá que fique.