terça-feira, agosto 16, 2016

CURDOS VOLTAM A BATER O CALIFADO E TOMAM TERRENO EM MOSSUL

Unidades curdas peshmerga estão combatendo o Daesh, no oeste de Mossul, com a participação de aviões da coligação anti-terrorista. Como resultado da ofensiva dos combatentes peshmerga, os jihadistas foram expulsos de povoados da província de Arbil.
O comandante das unidades peshmerga na região de Mossul, Livan Nurettin, contou em entrevista à Sputnik Turquia detalhes da operação.
"Temos intenção de barrar as passagens de Mossul à nossa região para os militantes do Daesh. O comandante chefe da operação é Massoud Barzani [líder da autonomia do Curdistão iraquiano] que deu a ordem para o início da operação na região que enfrenta acções de guerra", afirmou. Acrescentou que aviões da coligação apoiaram a operação de peshmerga, realizando ataques contra posições do Daesh. Como resultado do apoio, foram eliminados veículos minados dos terroristas, realizando a limpeza de uma área de 14 km². 12 vilas árabes, turcomenas e curdas foram libertadas em Mossul.
"Esta é uma acção preliminar para a libertação de Mossul. Jihadistas sofreram grandes perdas, 180 militantes foram eliminados. Além disso, as forças peshmerga conseguiram eliminar grande número de armamento e terroristas", disse.
Ao mesmo tempo, terroristas do Daesh (grupo proibido na Rússia) atacaram hoje (16) forças peshmerga na região da cidade de Sinjar a oeste de Mossul.
O presidente da câmara de Sinjar, Mihemed Xelil, disse à Sputnik Turquia que tudo isto aconteceu hoje ao amanhecer. As forças peshmerga usaram equipamento pesado. O confronto durou algumas horas. Como resultado, mais de uma centena de jihadistas morreram. As unidades peshmerga não sofreram grandes perdas. Cinco soldados ficaram feridos. A região, que foi atacada, está sob o controle das unidades peshmerga, concluiu ele.
*
Fonte: http://br.sputniknews.com/oriente_medio_africa/20160816/6054181/curdos-libertam-vilas-daesh.html