sexta-feira, julho 22, 2016

PSD LEMBRA APOIO DO BE EM SALVATERRA DE MAGOS À TOURADA E FALA EM PERSEGUIÇÕES A FAMÍLIAS

PSD tentou melindrar Bloco de Esquerda com passado na câmara de Salvaterra de Magos e diz que há famílias do universo tauromáquico a serem perseguidas.
No debate de três projectos de lei que visavam abolir ou dificultar os espectáculos tauromáquicos, que acompanharam uma petição da associação ANIMAL sobre o assunto, os ânimos exaltaram-se esta tarde no Parlamento. O PSD, através do vice-presidente da bancada, Nuno Serra, questionou o Bloco de Esquerda: "Quando tinham a câmara de Salvaterra de Magos não apresentaram estes projectos?"
O projecto do Bloco de Esquerda pretende impedir "o apoio institucional à realização de espectáculos que inflijam sofrimento físico ou psíquico ou provoquem a morte de animais". Na mesma linha, o do PAN pretende proibir a "utilização de dinheiros públicos para financiamento directo ou indirecto de actividades tauromáquicas". Quanto ao do PEV, pretende impedir "o financiamento público aos espectáculos tauromáquicos".
No debate, o PSD defendeu que há "famílias a serem perseguidas" pelos movimentos anti-tourada. Nuno Serra tentou melindrar o Bloco de Esquerda pelo apoio da autarquia de Salvaterra, quando tinha gestão bloquista, a eventos tauromáquicos.
A deputada do Bloco de Esquerda Mariana Mortágua, pediu que o PSD mostrasse provas desse apoio. O PSD respondeu com uma carta da antiga presidente da câmara de Salvaterra de Magos (Ana Cristina Ribeiro), eleita nas listas do Bloco de Esquerda, a defender a importância da tauromaquia.
Pateada forte na bancada social-democrata, com o deputado também eleito pelo círculo de Santarém, Duarte Marques a fazer o gesto de quem espeta um par de bandarilhas e a lançar um "olé!". Desde o célebre gesto do ministro socialista Manuel Pinho que não eram vistos gestos taurinos no hemiciclo.
*
Fonte: http://www.dn.pt/portugal/interior/discussao-da-tourada-no-parlamento-salvaterra-bandarilhas-e-ole-5296081.html   (Artigo originariamente redigido sob o acordo ortográfico de 1990 mas corrigido aqui à luz da ortografia portuguesa.)

* * *

A «real-politik» local tem destas coisas - para ganhar em Salvaterra  de Magos o B.E. lá teve de aceitar quem, com ou sem conhecimento do partido, apoiava a tourada, e agora a coisa custa-lhe... claro que nunca é tarde para corrigir erros ou arrepiar caminho.
Quanto ao que diz o PSD, seria interessante saber a que tipo de «perseguição» se refere quando alega que «há famílias do universo tauromáquico a serem perseguidas»... será que por «perseguição» quer dizer simples denúncia de factos concretos?... Fica por averiguar e bem estaria o PAN ou BE se exigissem ao partido laranja a especificação das supostas «perseguições» que referiu.