terça-feira, março 01, 2016

REFERENDO INGLÊS PARA SAÍDA DA UNIÃO EUROPEIA PODE SER PORTA DA ESCÓCIA PARA A INDEPENDÊNCIA NACIONAL

Agradecimentos a quem aqui trouxe esta notícia: http://pt.euronews.com/2016/02/29/independencia-da-escocia-e-arma-de-campanha-contra-brexit/
*
A primeira-ministra da Escócia voltou a repetir que poderá haver um novo referendo sobre a independência do país se o Reino Unido decidir sair da União Europeia.
Nicola Sturgeon, também líder do Partido Nacional da Escócia, afirma que o recente acordo de David Cameron com a União Europeia é insuficiente para convencer os eleitores e que a saída da Escócia do Reino Unido poderá ser uma consequência de uma vitória do não.
“Deixe-me ser absolutamente clara, eu quero que no dia 23 de Junho o resultado seja uma esmagadora vitória em todas as regiões para que o Reino Unido continue na União Europeia. Se dentro de dois anos a Escócia for removida da União Europeia contra a nossa vontade, porque decidimos permanecer no Reino Unido, não é difícil imaginar um crescente clamor por mais um referendo.”
Cameron que faz campanha pelo sim, afirmou ter conseguido um acordo com os parceiros europeus que responde às preocupações dos britânicos.
Mas Nicola Sturgeon garante que é preciso fazer muito mais.
Em 2014, a Escócia votou a favor da permanência no Reino Unido e agora, de acordo com as sondagens, a maioria dos escoceses quer continuar na União Europeia.

* * *

Pode ser que mais e mais nacionalistas comecem a perceber a utilidade nacionalista da União Europeia, depois de andarem anos a declará-la como totalmente nefasta. Um Estado é uma ferramenta da Nação - toda e qualquer instituição política tem, grosso modo, o mesmo significado. A União Europeia pode bem servir para defender as pequenas nações contra o poderio não raras vezes imperial das maiores, como aqui se está a verificar.