terça-feira, dezembro 01, 2015

SOBRE O PETRÓLEO DO CALIFADO PARA A TURQUIA E A POSIÇÃO DO ESTADO TURCO DIANTE DA RÚSSIA

A fronteira entre a Turquia e a Síria é de mais de novecentos quilómetros, quatrocentos dos quais estão sob controlo dos Curdos em território sírio. Há ainda noventa e nove quilómetros que, segundo o canal russo Rossiya 1, «determinam em grande medida o bem-estar da família Erdogan», que é a área entre as cidades sírias de Azaz e Yarabulus, controlada pelo Estado Islâmico. Todo o contrabando de petróleo, aproximadamente trinta mil barris por dia, transporta-se através destas duas localidades. O canal acrescenta que a fila de veículos com crude na fronteira estende-se cerca de seis quilómetros, pelo que dificilmente poderia ser ignorada pelos guardas fronteiriços turcos...
A Rússia terá já bombardeado mais de mil camiões cisterna e destruído a ponte sobre o Eufrates através da qual se transportava a maioria do «ouro negro» roubado à Síria, o que constituiria «uma perda muito grave» para a Turquia, segundo Vladímir Isáyev, professor do Instituto de Estudos da Ásia e de África da Universidade Estatal de Moscovo.
Vários indícios parecem provar que Bilal Erdogan, filho do presidente turco Recep Tayyip Erdogan, está envolvido no contrabando de petróleo da Síria e do Iraque. O derrube de um avião de guerra russo por parte dos Turcos pode por isso ser ou o resultado de uma vingança ou uma tentativa de afastar as forças russas da região, envolvendo para isso a OTAN.
*
Fonte: https://actualidad.rt.com/actualidad/192859-erdogan-petroleo-turquia-lucha-ei-locura

E a bandalhagem da OTAN já se pôs ao lado da Turquia, embora para já esteja a querer acalmar os ânimos...