terça-feira, dezembro 01, 2015

DIRECTOR DOS SERVIÇOS SECRETOS TURCOS DIZ QUE «O ISIL É UMA REALIDADE QUE TEMOS DE ACEITAR E NÃO PODEMOS ERRADICAR»

Na Turquia, o director dos serviços de inteligência turcos, «Organização da Inteligência Nacional» (MIT, no acrónimo em Turco), Hakan Fidan, atraiu particular atenção e foi foco de críticas ao querer dar por adquirida a existência consolidada do califado da Síria e do Iraque e condenar a intervenção militar de Moscovo na Síria, acusando os Russos de quererem «debilitar» a revolução islamista na zona e de infringirem a lei da ONU: «O ISIL é uma realidade e temos de aceitar que não podemos erradicar um organismo bem organizado e popular como o Estado Islâmico; por conseguinte, apelo aos meus colegas ocidentais que revejam a sua mentalidade a respeito da actual política islâmica, ponham de parte a sua mentalidade cínica e rejeitem os planos de Vladimir Putin paras esmagar os revolucionários islamistas sírios.»
Chegou mesmo a dizer que para lidar com o vasto número de jihadistas estrangeiros a viajarem para a Síria é imperativo que o ISIL tenha um consulado ou pelo menos um escritório político em Istambul. Sublinhou que é firme crença da Turquia a importância de fornecer ajuda médica a todos os feridos que fogem dos impiedosos ataques aéreos russos, independentemente da sua filiação política ou religiosa.
Emile Hokayem, analista que se especializou no estudo do Médio Oriente e que neste momento vive em Washington, comentou que a Turquia e os seus aliados árabes, ricos em petróleo, têm uma agenda dupla e estão na verdade a apoiar os islamistas com armas e dinheiro, daí que a intervenção russa constitua um devastador revés para os seus esforços de deitarem abaixo o presidente sírio Bachar al-Assad, governante laico. Hokayem afirma também que o actual caos da Síria não corresponde a uma revolução popular genuína mas sim a uma operação orquestrada por Erdogan, que sonha restaurar o Império Otomano.
*
Fonte: http://fortruss.blogspot.co.uk/2015/11/turkish-intelligence-chief-isis-is.html


* * *

Não é a primeira vez que da Turquia se ouvem vozes ao mais alto nível a querer de algum modo dar espaço de manobra ao califado da Síria e do Iraque. E nada disso surpreende quem souber que o regime de Ancara está a re-islamizar-se desde pelo menos os anos oitenta. Que a OTAN ignore o que o seu «aliado» turco anda a fazer é que é de sobremaneira grave.
Mais grave ainda é que a Turquia se esteja a aproximar a passos largos para entrar pela União Europeia adentro, como as notícias mais recentes sobre o tópico parecem indicar.


1 Comments:

Blogger Afonso de Portugal said...

Desde o início que se percebia que a Turquia estava a apoiar o ISIS. Havia demasiadas facilidades concedidas por parte dos turcos nas fronteiras com a Síria e com o Iraque, havia relatos de jihadistas do ISIS a serem socorridos em hospitais turcos, havia a questão curda, havia a questão de perceber como é que tantas armas que não estavam no Iraque tinham ido parar às mãos do ISIS, havia a questão de saber a quem é que os terroristas estavam a vender os milhares de barris de petróleo que desapareciam do Iraque todos os dias!

Infelizmente para nós, europeus, as dúvidas estão a transformar-se cada vez mais em certezas... imagine-se se esta aberração chamada Turquia conseguir mesmo ser, como tudo indica, um membro da UE de pleno direito!

2 de dezembro de 2015 às 00:10:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home