domingo, novembro 08, 2015

SEGURADORA INSULTA POLÍCIAS PERIGOSAMENTE FERIDOS NO CUMPRIMENTO DO DEVER

Fonte: http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/portugal/detalhe/seguradora_insulta_policias_por_15_mil_.html   (Artigo originariamente redigido sob o acordo ortográfico de 1990 mas corrigido aqui à luz da ortografia portuguesa.)
*
Dois agentes da PSP surpreenderam um carjacking com sequestro, em Lisboa. Ao tentar impedir o crime, uma mulher-polícia foi atropelada pelos ladrões. Sofreu ferimentos graves. A PSP quis que a seguradora do carro pagasse 15 mil euros gastos em ordenados e tratamentos na baixa médica da agente. Os advogados da seguradora Lusitania, em recurso para a Relação de Lisboa, insultaram e achincalharam os dois agentes: "não passaram de aprendizes"; "nem tinham a cabeça no lugar"; e "a actuação dos polícias pareceu uma simples brincadeira de crianças" foram algumas das frases usadas e que o tribunal – que deu razão à PSP – ataca. 
O caso passou-se em Janeiro de 2010. Dois assaltantes – já condenados – ameaçaram com uma navalha o condutor de uma carrinha Volvo. Ataram-lhe as mãos e foram ao multibanco levantar dinheiro com os cartões da vítima. A PSP acercou-se do carro e o ladrão ao volante acelerou. Atingiu a polícia na perna, projectando-a. O segundo agente foi arrastado dezenas de metros. Os ladrões foram detidos mais tarde e a polícia ficou com ferimentos graves. 
Em 2012, a PSP pôs a seguradora em tribunal para ser ressarcida dos 15 387 euros gastos com a agente ferida. A Lusitania perdeu na primeira instância e recorreu para a Relação de Lisboa, onde os advogados atacaram a actuação dos agentes, que, disseram, "não pode qualificar-se senão como actuação negligente, senão mesmo criminosa". Escreveram ainda que "a culpa do sucedido aos polícias recai apenas e só sobre estes". Os desembargadores, em acórdão de 22 de Outubro, dão reprimenda – "(...) menos felizes são as considerações tecidas sobre o comportamento dos agentes (...), que no ver da recorrente deveriam ter ficado inactivos" – e condenaram a seguradora do Grupo Montepio. 

* * *

Bom será que a classe política cá do sítio não se faça desta cepa de advogados...