segunda-feira, novembro 30, 2015

NESTLÉ ADMITE TER USADO TRABALHO ESCRAVO

Agradecimentos a quem aqui trouxe esta notícia: http://pt.euronews.com/2015/11/26/nestle-admite-trabalho-escravo-na-tailandia/   -   Página com vídeo incorporado   -   (Artigo originariamente redigido sob o acordo ortográfico de 1990 mas corrigido aqui à luz da ortografia portuguesa.)
*
Escândalo na Nestlé: O grupo suíço, um dos maiores gigantes mundiais do sector alimentar, admitiu que alguns dos produtos que vende são, em algum ponto da cadeia de fornecimento, resultado da utilização de mão-de-obra escrava+.
Neste caso específico, trata-se de marisco com origem na Tailândia, usado em produtos da Nestlé. Aqui, alguns imigrantes são enganados com falsas promessas de trabalho e obrigados a trabalhar em condições desumanas.
A conclusão é de uma ONG contra a mão-de-obra escrava, que a publicou num relatório e saudou a decisão da Nestlé de admitir o erro.
Essa ONG, a Vérité, diz que provavelmente todas as empresas que compram marisco à Tailândia estão, na verdade, a comprar o produto deste trabalho forçado.

* * *

Não surpreende, vindo de uma empresa que há não muito tempo questionou que pudesse a água ser considerada como um direito humano...