sábado, novembro 28, 2015

CAÇAS TURCOS QUE ABATERAM CAÇA-BOMBARDEIRO RUSSO TINHAM-LHE FEITO UMA ARMADILHA

Os caças turcos prepararam uma armadilha ao bombardeiro Su-24 russo no céu porque não tiveram tempo de voar até ao local da tragédia a partir do aeródromo mais próximo, disse o comandante da Força Aeroespacial russa, general Viktor Bondarev, na sexta-feira (27).
De acordo com o comandante, o tempo necessário de voo do avião F-16 a partir da base de Diarbaquir até ao local do lançamento do míssil é de 46 minutos, o que inclui 15 minutos para preparação e descolagem e 31 minutos para voar até ao local de lançamento.
O Su-24 foi abatido a 5,5 km da fronteira turca pouco depois de um ataque contra os militantes, disse Bondarev.
"Quando realizava um ataque contra um alvo que ficava a 5,5 km da fronteira nacional da Turquia, às 10h24 (horário de Moscovo, 5h24 — horário de Brasília) a tripulação do tenente coronel Peshkov [piloto morto a tiro a partir de terra] lançou bombas e depois disso foi abatido por um míssil ar-ar de um avião F-16 da Força Aérea turca que havia descolado do aeródromo turco de Diarbaquir", disse.
O caça turco F-16 foi conduzido para o Su-24 a partir de terra, afirmou o comandante. Segundo o militar russo, a decisão de derrubar o Su-24 foi tomada 1 minuto e 40 segundos antes de o avião russo se ter aproximado da fronteira entre a Síria e a Turquia.
De acordo com Bondarev, as acções do avião turco depois de ter lançado os mísseis — viragem com perda de altura e aproximação à linha inferior da zona de reconhecimento dos meios de defesa antiaérea — indicam que o acto foi planeado.
O caça turco permaneceu no espaço aéreo sírio por 40 segundos, tendo percorrido 2 km sobre o território sírio. Já o bombardeiro russo não violou o espaço aéreo turco, disse Bondarev.
"Depois da aproximação do caça turco ao Su-24 à distância de alcance do míssil, ou seja, 5-7 km (o que mostra que o caça F-16 voou sobre o território da República Árabe da Síria), este último realizou uma manobra de viragem à direita com perda de altura e desapareceu das telas do radar", disse o general Bondarev.
Nem os meios de controle da base aérea russa na Síria, nem o segundo avião detectaram qualquer aviso da parte do caça turco F-16, disse Bondarev.
Radares turcos vigiaram o bombardeiro russo durante 34 minutos, afirmou o comandante.
Segundo os dados do comandante da Força Aeroespacial russa, no momento do ataque o bombardeiro russo Su-24 realizava uma missão militar em conjunto com o avião principal.
"Os meios de controle objectivo do aeródromo de Hmeymim e do avião principal não detectaram qualquer aviso da tripulação da aeronave turca aos nossos pilotos […]", afirmou Bondarev.
O alto militar russo disse que, no local da tragédia, militantes e alguns grupos armados tentaram capturar o piloto sobrevivente, Konstantin Murakhtin. Segundo o general, depois de o piloto ser encontrado, bombardeiros russos realizaram ataques mais intensos contra a região onde estes militantes actuam.
Bondarev afirmou que, segundo os acordos entre a Rússia e os EUA, país que dirige as acções da coligação internacional contra o Estado Islâmico para prevenir incidentes no ar, a Rússia passou com antecedência  informações sobre as regiões onde os dois Su-24 iriam actuar.
"Por isso, as declarações de vários oficiais turcos de que não sabiam a quem pertencia o nosso avião provocam perplexidade", disse.
Nesta terça-feira (24), um bombardeiro russo Su-24 foi derrubado por um míssil ar-ar turco no espaço aéreo sírio. O Ministério da Defesa sublinha que, durante todo o voo, o avião se manteve sempre sobre o território da Síria. Isto foi registado por meios objectivos de controle, acrescentou o departamento militar. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, classificou o acto como "um golpe nas costas".
*
Fonte: http://br.sputniknews.com/mundo/20151127/2900015/Su-24-Turquia-Russia-Siria-derrubada.html

* * *

Isto foi talvez o turcalhame a testar as reacções russas, para ver se o urso eslavo era de papel...

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

os russos haveriam de bombardear a base aerea deles e abater uma centena de avioes turcos.
era aproveitar para deitar a turquia ao chao, acabar completamente com eles.

28 de novembro de 2015 às 22:56:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home