sábado, outubro 31, 2015

COMO FOI VOTO DOS EURODEPUTADOS PORTUGUESES A RESPEITO DOS SUBSÍDIOS À TAUROMAQUIA

A notícia de que o Parlamento Europeu cortou finalmente os subsídios à tauromaquia (o texto da emenda diz “corridas de touros de morte”, mas esperamos que se aplique à tauromaquia de forma geral, já que todas as touradas resultam na morte do touro, mesmo que seja fora da arena) tem sido celebrada desde ontem por milhões de portugueses e outros europeus. O resultado foi de 438 votos a favor, 199 contra e 50 abstenções. No ano passado, a mesma emenda havia sido reprovada com 323 votos a favor, 309 contra e 58 abstenções (era necessária uma maioria absoluta – 377 votos).
É fácil verificar que se deu uma grande mudança de opinião entre os eurodeputados no espaço de um ano – uma mudança que saudamos e que reflecte a rápida evolução de consciência dos cidadãos europeus em relação aos direitos dos animais. Entre os eurodeputados portugueses a mudança também foi substancial. No ano passado, apenas 3 eurodeputadas – Ana Gomes, Liliana Rodrigues e Marisa Matias – haviam votado a favor da proposta, tendo havido 10 portugueses a votarem contra, 2 a absterem-se a 6 a prescindirem de votar. Este ano, foram 9 votos a favor, 9 contra, 2 abstenções e 1 deputada que não votou.
Estamos convictos de que a grande adesão à iniciativa de envio de emails para os eurodeputados portugueses desempenhou um importante papel, ao recordar-lhes aquela que é a posição da maioria dos cidadãos do nosso país. Agradecemos mais uma vez a todos os que participaram – juntos fizemos a diferença em defesa dos animais!
Conheça abaixo os votos dos eurodeputados portugueses, seguidos de uma tabela que regista a evolução do seu sentido de voto em relação ao ano passado.
A Favor:
Francisco Assis (PS)
José Inácio Faria (MPT)
João Ferreira (PCP)
Ana Gomes (PS)
António Marinho e Pinto (Ind.)
Marisa Matias (BE)
Liliana Rodrigues (PS)
Miguel Viegas (PCP)
Inês Cristina Zuber (PCP)
Contra:
Carlos Coelho (PSD)
José Manuel Fernandes (PSD)
Nuno Melo (CDS)
Cláudia Monteiro de Aguiar (PSD)
Paulo Rangel (PSD)
Sofia Ribeiro (PSD)
Fernando Ruas (PSD)
Pedro Silva Pereira (PS)
Carlos Zorrinho (PS)
Abstiveram-se:
Elisa Ferreira (PS)
Ricardo Serrão Santos (PS)
Não votou:
Maria João Rodrigues (PS)

*

Fonte: http://www.vidanimal.org/blog/corte-dos-subsidios-a-tauromaquia-saiba-como-votaram-os-eurodeputados-portugueses/