terça-feira, setembro 29, 2015

BATALHA DO BUÇACO - VITÓRIA PORTUGUESA (E BRITÂNICA) CONTRA O IMPÉRIO NAPOLEÓNICO



Batalha do Buçaco (ou Bussaco, de acordo com a grafia antiga), foi uma batalha travada durante aTerceira Invasão Francesa, no decorrer da Guerra Peninsular, na Serra do Buçaco, a 27 de Setembro de 1810. De um lado, em atitude defensiva, encontravam-se as forças anglo-lusas sob o comando do Tenente-general Arthur Wellesleyvisconde Wellington. Do outro lado, em atitude ofensiva, as forças francesas lideradas pelo Marechal André Massena. No fim da batalha, a vitória mostrava-se nitidamente do lado anglo-luso.
(...)
*
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_do_Bu%C3%A7aco

Quem quiser saber pormenores pode ir ao link acima. Foi uma daquelas efemérides em que (alegadamente) estávamos em clara inferioridade numérica - e em cavalaria então a diferença era colossal, de duzentos e dez britânicos para oito mil quatrocentos e dezanove franceses - e mesmo assim ganhámos, perdendo o inimigo cerca de quatro vezes mais efectivos do que nós. 
Não é um episódio da História que esteja na moda recordar. Nem da parte de certos patrioteiros, quanto mais... e estes, mesmo quando o fazem, raramente lembram que o apoio inglês foi importante para a salvaguarda da independência nacional. É, ao fim ao cabo, seguramente compreensível, embora não recomendável, que se tenha esta atitude quando se é patriota. O grave é quando estes mesmos patrioteiros proclamam noutras alturas que Portugal sempre que esteve ligado aos Europeus sofreu e foi-se abaixo, quando na verdade sem esta ligação aos Ingleses era bem possível que os Portugueses acabassem por ficar sob a pata do cavalo napoleónico. Por outro lado, seria igualmente possível que, sem esta vitória sobre os Franceses em Portugal e na Ibéria, os Ingleses tivessem muito mais dificuldades em bater a força napoleónica, isto se o conseguissem sequer. Não se trata de amar os «bifes» da velha Albion, mas sim de perceber que toda e qualquer aliança entre países é sempre uma coordenação possível entre dois sagrados egoísmos, da qual ambos têm a ganhar.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Com video a provar veracidade da noticia

A Rússia começou a bombardear as posições do estado Islâmico na Síria, segundo fontes presentes no terreno afirmam que a força aérea Russa está a ter "mão pesada" para com o ISIS e pela primeira vez começam a sentir o terror nos seus redutos.Obrigado Rússia, faz estes vermes do Estado Islâmico sofrer como fizeste no passado com os vermes de Napoleão,Imperio Otomano e Hitler.Grande Rússia, mais uma vez ao serviço da liberdade dos povos.HUUURRRAAAA..... https://www.facebook.com/boris.cary.9/videos/10206794969744412/?fref=nf

29 de setembro de 2015 às 11:42:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

São estes tipos da Palestina que a esquerda tanto defende ? https://www.facebook.com/www.mulherbrasileiracontraisla/videos/1650697831881383/?fref=nf

29 de setembro de 2015 às 13:12:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home