terça-feira, agosto 11, 2015

LETÓNIA CONSTRUIRÁ MURO NA FRONTEIRA COM A RÚSSIA

Agradecimentos a quem aqui trouxe esta notícia: http://br.sputniknews.com/mundo/20150810/1814280.html#ixzz3iUZCLu2h
*
A Letónia pretende reforçar a sua fronteira com a Rússia para reduzir o fluxo de imigrantes ilegais. A informação foi divulgada pelo ministro do Interior letão, Rihards Kozlovskis, citado pelos média polacos.
"Quatro anos e 17 milhões de euros – é o que a Letónia precisa para dissociar-se da Rússia com um muro", afirmou o ministro. Segundo ele, este montante deve ser levado em conta nos trabalhos sobre o novo orçamento.
O ministro do Interior letão citou o crescente fluxo de imigrantes ilegais provenientes da Ásia Central e do Médio Oriente como justificativas para medida de reforçar a fronteira com a Rússia.
Com a violenta escalada da crise ucraniana e, principalmente, após a reintegração da Crimeia à Federação Russa, a relação entre Moscovo e Riga deteriorou-se forma significativa. Em particular, a Letónia criou uma lista negra de cidadãos russos proibindo sua entrada no país. A Rússia, por sua vez, adoptou o embargo a certos produtos da Letónia. Como resultado da bipolarização consequente do conflito ucraniano, têm sido constantes as manifestações anti-russas em alguns países alinhados ao Ocidente. 
Além disso, os Estados Unidos anunciaram recentemente que vão começar a implantar equipamentos militares pesados na Letónia no Outono de 2015 (Primavera do hemisfério sul). 
As manobras da Aliança ocidental, cada vez mais vultosas e próximas das fronteiras russas, são denunciadas por Moscovo como provocativas e contraproducentes para a paz e a estabilidade da região.