quarta-feira, abril 15, 2015

PAÍSES MAIS E MENOS RELIGIOSOS DO MUNDO


Fonte: http://www.telegraph.co.uk/news/worldnews/11530382/Mapped-These-are-the-worlds-most-religious-countries.html
*
De acordo com um novo estudo - da WIN/Gallup International, com base em conversas com cerca de sessenta e quatro mil pessoas em sessenta e cinco países - dois terços da população mundial dizem-se religiosos. No mapa acima pode ter-se uma ideia das percentagens de religiosos em cada país; no link acima, este mapa é interactivo, pelo que os leitores podem consultá-lo, clicando em cada país para colher dados sobre a religiosidade no país. Em Portugal sessenta por cento diz-se religioso, nove por cento diz-se ateu. 
Alguns dos países mais religiosos são a Tailândia, o Bangladesh, o Afeganistão, o Paquistão e a Arménia. Entre os menos religiosos estão a Holanda, a República Checa e a China. No primeiro dos países citados, o tailandês, a esmagadora maioria da população é budista e a prática religiosa e a sua prática religiosa é das mais altas do mundo. Aí, o budismo, da linha teravada, está particularmente associado à identidade nacional, étnica, da Povo (fonte: Wikipedia).

A Religião, que alguns quiseram considerar em declínio, está, ao que parece, bem viva. A média dos adultos religiosos é de sessenta por cento. De notar que a população jovem se mostra particularmente religiosa, o que, segundo o presidente da WIN/Gallup, Jean-Marc Leger, constitui um bom augúrio para a religiosidade a nível mundial: «Vemos que o número total da população que se considera religiosa é na actualidade relativamente alto. Acresce que com a tendência para que a juventude seja cada vez mais religiosa a nível mundial, podemos assumir que o número de pessoas que se consideram religiosas irá apenas continuar a aumentar.»

E note-se que alguns dos países tradicionalmente mais religiosos do mundo, como a Arábia Saudita e o Irão, nem sequer foram abordados...

A maior parte dos mais religiosos têm menos instrução escolar, mas os religiosos parecem constituir maioria mesmo entre os que têm mais estudos.