terça-feira, abril 14, 2015

HOJE - FORUM CONTRA O ACORDO ORTOGRÁFICO


Um grupo de docentes e alunos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa convida-o a estar presente no *Fórum “Pela Língua Portuguesa, diga NÃO ao «Acordo Ortográfico» de 1990”*, que pretende debater as consequências nefastas da aplicação do “*Acordo Ortográfico” de 1990*.

A sessão, organizada por Cristina Pimentel, Helena Buescu e Teresa Cadete, decorrerá no dia *14 de Abril*, terça-feira, a partir das *18h*, no *Anfiteatro I* da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Cidade Universitária).

A iniciativa terá duas partes:

1.ª) Intervenções dos oradores:* António Chagas Dias* (tradutor; Associação Portuguesa de Tradutores), *António Feijó* (Vice-Reitor da Universidade de Lisboa, Professor da Faculdade de Letras), *Casimiro de Brito* (Poeta, ex-Presidente do PEN Clube Português), *Duarte Bénard da Costa* (Movimento contra a “aplicação” do AO90 aos exames nacionais; aluno do Liceu Camões), *Francisco Miguel **Valada* (tradutor nas Instituições da União Europeia), *Maria Filomena Molder* (Professora Catedrática da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa) e *Nuno Pacheco* (jornalista, Subdirector do *Público*).

Serão lidas mensagens de *António Bagão Félix*, *António Garcia Pereira*, *Gonçalo M. Tavares*, *Isabel Pires de Lima*, *João Braga*, *Manuel Alegre* e *Miguel Tamen*.

2.ª) Debate com o público presente, em que também intervirão, designadamente: *Ana Isabel Buescu*, *Bárbara Wong*, *Gastão Cruz*, *Henrique Leitão*, *Ivo Miguel Barroso*, *Maria Alzira* *Seixo*, *Maria do Carmo Vieira*, *Mário de Carvalho*, *Pedro Mexia*, *Ricardo Araújo Pereira*, *Teolinda Gersão* e *Teresa Cid*.

Pedimos-lhe uma ampla divulgação deste evento entre os seus contactos.

Para qualquer informação suplementar que entenda necessária, disponibilizamos os contactos das organizadoras:

*Cristina Pimentel* (Professora Catedrática do Departamento de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa):
mpimentel1@campus.ul.pt; telefone do Centro de Estudos Clássicos: 217920005.

*Helena Buescu* (Professora Catedrática do Departamento de Literaturas Românicas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa):
h.buescu@netcabo.pt;

*Teresa Cadete* (Professora Catedrática do Departamento de Estudos Germanísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa):
trcadete@googlemail.com.

* —————————— *

*Informações complementares*

*Que Língua Portuguesa quer deixar aos seus filhos? *

*“Acordo Ortográfico”** de 1990: dizemos NÃO!*

·    O “*Acordo Ortográfico”* de 1990 (AO90) contradiz-se já na sua designação, porque nem é “Acordo” (válido apenas se ratificado por todos os estados de língua oficial portuguesa), nem “ortográfico” (pois prevê a existência de facultatividades – também chamadas duplas grafias -, levando por isso à destruição do conceito normativo de ortografia e da herança etimológica).

·    Ao contrário do que tem sido propalado, o período de transição estabelecido para a implementação do AO90 termina em 22 de Setembro de 2016, e não em 13 de Maio de 2015.

·    Após três anos e seis meses da sua imposição no sistema de ensino e na Administração Pública, os resultados estão à vista, traduzindo-se num conjunto extenso de arbitrariedades: corte das consoantes “c” e “p”, mesmo quando deveriam ser articuladas, em violação do próprio AO90; não utilização sistemática do hífen; confusão do pretérito perfeito com o presente, etc. O denominado AO90 falhou o seu autoproclamado objectivo: a unificação ortográfica das variantes do português.

·      Que podem os cidadãos fazer, tendo em conta que constitui o seu pleno direito recusar uma ortografia resultante de uma economia da língua que viola o que é estabelecido na Constituição da República Portuguesa (CRP) (art.º 43.º, n.º 2), segundo a qual o Estado “*não pode programar a educação e a cultura segundo quaisquer directrizes (…) estéticas, políticas, ideológicas*”? Além do direito à objecção de consciência (art.º 41,º, n.º 6, da CRP), cabe-nos resistir activamente (art. 21.º da CRP) contra essas ilegalidades e inconstitucionalidades manifestas, bem como argumentar contra as falácias da “unificação” e simplificação, facilmente desmontáveis, conforme tem sido denunciado por diversos especialistas.

Contamos com a sua presença e pedimos-lhe uma ampla divulgação deste evento entre os seus contactos.


9 Comments:

Anonymous Anónimo said...

ESTÃO A ENFEIURAR A LINGUA; FIÇÃO LEMBRA MAIS FISSÃO QUE FICÇÃO PUTZ

14 de abril de 2015 às 07:56:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Os Estados Unidos criarão este ano um departamento de mídia digital (DIGIM), para "fazer frente à desinformação na esfera midiática russa", segundo o jornal Izvestia.

Leia mais: http://br.sputniknews.com/mundo/20150413/746041.html#ixzz3XHSsGA1t

14 de abril de 2015 às 12:06:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...


O Departamento de Estado dos Estados Unidos afirmou, nesta segunda-feira, que a decisão da Rússia de suspender o embargo à venda de sistemas antiaéreos S-300 ao Irã não viola sanções impostas pelo Conselho de Segurança da ONU ao Irã, mas vem em um momento errado porque o Irã está desestabilizando o Oriente Médio.


Leia mais: http://br.sputniknews.com/defesa/20150413/743791.html#ixzz3XHToFL3S

14 de abril de 2015 às 12:09:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Recorda-se dos apuros em que estava Vladimir Putin no final de 2014, com o preço do petróleo em queda livre, a economia russa a derrapar para a recessão e a moeda – o rublo – em mínimos históricos? Apuros que levaram o Observador a perguntar se estávamos perante um xeque-mate ao presidente russo? Menos de meio ano depois, por sinal, o cenário inverteu-se e, nestes primeiros meses de 2015, o rublo russo é a moeda que mais sobe em todo o mundo face ao dólar.


http://observador.pt/especiais/sabe-qual-e-a-moeda-que-mais-sobe-em-2015/

14 de abril de 2015 às 12:35:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Alemanha: Xenófobos do PEGIDA recebem “bênção” de Geert Wilders


http://pt.euronews.com/2015/04/13/alemanha-xenofobos-do-pegida-recebem-bencao-de-geert-wilders/

14 de abril de 2015 às 12:37:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Leste da Letónia inquieto com o cenário ucraniano

http://pt.euronews.com/2015/03/06/leste-da-letonia-inquieto-com-o-cenario-ucraniano/

14 de abril de 2015 às 14:59:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«http://perolasdanovadireita.blogspot.com.br/2014/08/o-nosso-scenario-orthographico.html»

« E, em ambos os continentes, o "L" tem som de semi-vogal no final de sílabas ("mal" rima com "mau")»

Quais «ambos os continentes»? No europeu não é de certeza, que em Portugal não se fala assim...

Quanto à justificação final, é mais da mesma inacreditável falsificação do óbvio. Não há efectivamente maneira de explicar com clareza a uma criança porque é que nuns casos deve ler «cágado» e noutros deve ler «cagado», ou porque é que os espectadores não espetam necessariamente coisíssima nenhuma, pelo que chamar-lhes «espetadores» é garantidamente absurdo. Isto não é pois simplificar - além de abandalhar, é também complicar.

E pelo meio diz o autor que «os Portugueses é que alteraram a grafia!» Sendo isso verdade ou não, do que não há dúvida é que a língua portuguesa é dos Portugueses, pelo que não estão obrigados a levar em conta o que no Brasil se decide ou deixa de decidir.

19 de abril de 2015 às 12:21:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

«http://perolasdanovadireita.blogspot.com.br/2014/08/o-nosso-scenario-orthographico.html»

Mais um brasileiro cheio de azia do povo português que só falta arrogar-se da criação da Língua. Os portugueses é que mudam a ortografia, é que falam incorrectamente, é que adulteram o idioma, os brasileiros é que falam o Português original, etc e tal. E depois ainda tem a arrogância de pensar que em Portugal «o "L" tem som de semi-vogal no final de sílabas», lá porque é isso que acontece no Brasil, como se nunca tivesse ouvido um português falar na vida. Mas os portugueses é que mudam a sonoridade da língua e a sua ortografia... como aconteceu no século XX no Brasil, quando por lá houve uma reforma no sentido de aproximar a escrita à fala porque a maioria era demasiado burra para aprender a escrever correctamente.

Lamento imenso que os brasileiros sejam ressabiados porque o Brasil era uma ex-colónia dum país minúsculo, por não terem criado o vosso próprio país, que sejam, enquanto povo, uma mistela de muita merda e que até a imensa extensa do seu território a devam aos Portugueses mas deixem-nos da mão, vão dirigir esse ódio para uma merda mais pertinente, como por exemplo para os vossos adorados EUA, essa bela trampa de país.

19 de abril de 2015 às 15:39:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Os Ianques nesse aspecto outra merda são, odeiam os Ingleses, ou seja, têm o mesmo complexo para com os seus «colonizadores».

20 de abril de 2015 às 01:42:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home