domingo, março 22, 2015

ISLÂNDIA SAI DA CRISE, DIMINUI DESEMPREGO, AUMENTA SALÁRIOS, PRESERVA O ESTADO SOCIAL - SÓ DEIXOU FOI CAIR OS SEUS BANCOS...

Não há alternativa? Os islandeses contam outra história, e o El País reconta-a na edição desta sexta-feira. 
“O país que deixou cair os seus bancos” está a um passo de recuperar tudo o que perdeu na crise de 2008 e 2009 e até mesmo superar os níveis de vida anteriores ao colapso financeiro, conclui o Fundo Monetário Internacional (FMI) no seu último relatório sobre a economia islandesa, cita o jornal espanhol.
De acordo com o documento, a ilha nórdica baixou a sua taxa de desemprego para 4,1% em 2014, apesar de um aumento dos salários em 5,8% em termos reais. No ano anterior, o vencimento médio tinha já crescido 3,5%. Para este ano, o FMI prevê um crescimento do PIB de 3,5%.
O fundo aponta o crescimento dos sectores das pescas e do turismo com um dos principais factores para a recuperação islandesa.
Em relação ao ajustamento interno que Reiquejavique não deixou de efectuar, o FMI aplaude o facto dos islandeses terem conseguido sanear as finanças públicas sem sacrificar o modelo nórdico de Estado Social. A isto ajudou a política do banco central islandês, que desvalorizou a moeda – algo que Portugal ou a Grécia não podem fazer – sem impulsionar demasiado a inflação.
O FMI chama atenção contudo para o excessivo controlo de capitais em vigor na Islândia, e às fragilidades que subsistem ao nível da supervisão bancária.
Depois de ter visto a sua riqueza nacional cair 8% durante dois anos consecutivos, o Presidente islandês Olafur Ragnar Grimsson atribui a recuperação da Islândia ao facto do país ter feito orelhas moucas aos conselhos dos organismos internacionais, em particular da Comissão Europeia, cita o El País.
De resto, a Islândia acaba de retirar formalmente a sua candidatura à adesão ao bloco continental – mantendo contudo em aberto o diálogo para uma maior colaboração com os parceiros europeus. Esta decisão não é no entanto consensual, e têm-se repetido nos últimos dias manifestações de islandeses pró-europeus em Reiquejavique.
*
Fonte: http://sol.pt/noticia/127468

5 Comments:

Anonymous Arauto said...

Olha-me para esta, Caturo.

22 de março de 2015 às 00:39:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

http://observador.pt/opiniao/a-comunidade-versus-dolce-gabbana/

"Em boa verdade, à excepção dos brancos heterossexuais não islâmicos, todos os restantes estão mais ou menos arrumados em comunidades. Os brancos heterossexuais não islâmicos são frequentemente racistas e intolerantes. Os que não cabem nessa categoria e consequentemente se arrumam numa das várias comunidades também. Mas enquanto que para os primeiros, os brancos heterossexuais não islâmicos, isso é um crime, nos segundos não passa de um traço cultural."


"Trevor Phillips, um jornalista que durante o governo de Blair dirigiu a Comissão para a Igualdade Racial, vem agora num documentário intitulado “Things We Won’t Say About Race That Are True” chamar a atenção para algo que já se tornara evidente em França aquando dos tumultos de 2005: não só o multiculturalismo falhou como se transformou num eixo de financiamento e de poder para os líderes das minorias. Estes, longe de promoverem a integração, têm contribuído para o crescimento do gueto e da exclusão porque é aí e daí que lhes advém a influência."

22 de março de 2015 às 12:30:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Segundo a opinião da deputada, Merkel, seguindo a política norte-americana, empurra a Europa para uma longa confrontação com a Rússia, o que resultará numa nova Guerra Fria.
“O objetivo principal dos EUA é destruir as relações entre a Alemanha e a Rússia, cuja união é a única força que pode ameaçar o domínio dos EUA”, frisou.
A deputada também criticou a política estadunidense em relação à Ucrâni


Leia mais: http://br.sputniknews.com/mundo/20150323/520037.html#ixzz3VCf8ud7i

23 de março de 2015 às 10:25:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Extrema direita européia vai à Putin.


http://www.dailystormer.com/european-far-right-goes-to-russia-to-back-putin/


http://www.dailystormer.com/european-far-right-goes-to-russia-to-back-putin/

23 de março de 2015 às 14:55:00 WET  
Anonymous Arauto said...

Digo esta:

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=4465627&page=-1

23 de março de 2015 às 21:37:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home